Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6980 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. |
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Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente.Avaliação educacionalProfessores de matemáticaRepresentações sociaisPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.As avaliações externas (AE) estão relacionadas à busca pela melhoria da qualidade do ensino, colocando-se como um meio pelo qual se torna possível um planejamento educacional e a verificação da eficácia das políticas públicas desenvolvidas para a educação. Nesse sentido, o entendimento do professor sobre essas avaliações é muito importante. A presente pesquisa foi desenvolvida na Linha 2 do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP, “Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática”, e compreende um estudo de caso de cunho qualitativo que se debruça sobre um grupo de profissionais da educação de uma escola pública do interior de Minas Gerais com o objetivo de verificar suas percepções acerca das AE. A metodologia de trabalho considera as representações sociais dos sujeitos da pesquisa: cinco professores de matemática do ensino fundamental, o supervisor da escola e a diretora pedagógica da cidade. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e documentos oficiais relativos às AE, e, para a interpretação dos resultados, a análise dos dados obtidos foi realizada por meio da análise de conteúdo e da fundamentação teórica elaborada para esse fim. Os resultados sugerem que o grupo percebe que as AE são importantes, que podem contribuir para a melhoria do ensino público brasileiro e devem continuar a ser realizadas, porém necessitam ser repensadas. Além disso, os participantes consideram que os resultados das AE podem indicar como o trabalho deles está sendo desenvolvido e possibilitar uma reflexão sobre suas práticas pedagógicas. Com relação ao baixo desempenho em Geometria em toda a rede municipal de ensino e, em particular, na escola locus da pesquisa, os participantes consideram que o problema está no fato de esse conteúdo não ser abordado em sala de aula e na falta de tempo. Os participantes também consideram que os anos iniciais do ensino fundamental são um problema para a formação matemática dos alunos e sugerem que o ensino deve ser pautado por um trabalho lúdico, mais dinâmico, com oficinas, jogos, manipulações e uso de material concreto, porém reconhecem que às vezes isso não é possível por falta de preparo dos professores desse ciclo de estudos e, então, sugerem que lhes seja proporcionada uma formação continuada.The external assessments are related to the pursuit of improving quality in teaching, placing them as a means by which becomes possible educational planning and checking the effectiveness of public policies developed for education. In this sense, the teacher's understanding about these evaluations is very important. The research was developed on line 2: training of Teachers of mathematics culture and mathematics teaching and learning, of master in mathematics education from UFOP. This is a qualitative study, a case study: a group of professionals of the education of a public school in the interior of Minas Gerais. The objective was to verify the perceptions of the Group about the external evaluations. About the methodology, research considered the social representations of the subjects of research five math teachers of elementary school, the supervisor of this school and the pedagogical Director of the city. The instruments for data collection were questionnaires, interviews and official documents relating to external evaluations. For the interpretation of results, the analysis of the data was performed using content analysis and theoretical foundation designed to this end. The data suggest that the Group realizes that the AE are important, can contribute to the improvement of public education and that should continue to be held, but reconsidered. In addition, the participants consider that the results of the AE may indicate how their work is being developed, and may also allow for a reflection on their pedagogical practices. In this sense, they consider that there should be a continuous formation. With respect to the low performance in geometry of all Municipal Education and, in particular, the locus of research school, the participants consider that the problem is that this content is not covered in the classroom and for lack of time. The participants also believe that the early years of elementary school are a problem for training students mathematics and suggest that the teaching should be guided by a playful work, more dynamic, with workshops, games, manipulation and use of concrete material, however believe that sometimes this is not possible due to lack of preparation of teachers of this course of study and then suggest that they be provided continued training.Viana, Marger da Conceição VenturaRosa, MiltonMotta, Carlos Eduardo MathiasPinto, Roberto Arlindo2016-09-14T12:23:27Z2016-09-14T12:23:27Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Roberto Arlindo. Percepções de um grupo de professores de Matemática acerca das avaliações externas e sua influência na prática docente. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6980Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/09/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-09T19:49:15Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-09T19:49:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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