O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marco Antônio Melo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841
Resumo: A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.
id UFOP_576b4a2de5f152c9dad595ee4b2de37a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9543
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.The pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.InclusãoEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaA investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.This research seeks to go beyond the theoretical debate on the integration and inclusion of children with disability. It addresses pedagogical work in the classroom, with the disabled child, in this case, the child with cerebral palsy. This is a qualitative approach and action research that aims to understand the reality investigated and it intervene. Participates in the research a public school that has students with cerebral palsy. The classes were followed weekly during the school year, in order to understand and analyze the process of teaching and learning. In addition, we attempted to intervene and build new teaching practices with teachers. As a result we identified the adoption of pedagogical strategies that consider the individuality of the subjects and their participation in the school community. Strategies were adopted as written economy, reorganization of spaces, change in the form of participation, curriculum adaptation, and adaptation activities, among others.2018-02-16T11:38:17Z2018-02-16T11:38:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841Os trabalhos publicados na Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index>. Acesso em: 12 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloRodrigues, Paloma Roberta Euzebioporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-12T13:49:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9543Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-12T13:49:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
The pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.
title O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
spellingShingle O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
Franco, Marco Antônio Melo
Inclusão
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
title_short O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
title_full O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
title_fullStr O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
title_full_unstemmed O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
title_sort O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
author Franco, Marco Antônio Melo
author_facet Franco, Marco Antônio Melo
Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio
author_role author
author2 Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
topic Inclusão
Ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
description A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-02-16T11:38:17Z
2018-02-16T11:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv  FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1982-5587
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841
identifier_str_mv  FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1982-5587
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803224772608