O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543 https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841 |
Resumo: | A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência. |
id |
UFOP_576b4a2de5f152c9dad595ee4b2de37a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9543 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.The pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.InclusãoEnsino-aprendizagemPrática pedagógicaA investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.This research seeks to go beyond the theoretical debate on the integration and inclusion of children with disability. It addresses pedagogical work in the classroom, with the disabled child, in this case, the child with cerebral palsy. This is a qualitative approach and action research that aims to understand the reality investigated and it intervene. Participates in the research a public school that has students with cerebral palsy. The classes were followed weekly during the school year, in order to understand and analyze the process of teaching and learning. In addition, we attempted to intervene and build new teaching practices with teachers. As a result we identified the adoption of pedagogical strategies that consider the individuality of the subjects and their participation in the school community. Strategies were adopted as written economy, reorganization of spaces, change in the form of participation, curriculum adaptation, and adaptation activities, among others.2018-02-16T11:38:17Z2018-02-16T11:38:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841Os trabalhos publicados na Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index>. Acesso em: 12 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloRodrigues, Paloma Roberta Euzebioporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-12T13:49:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9543Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-12T13:49:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. The pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results. |
title |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
spellingShingle |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. Franco, Marco Antônio Melo Inclusão Ensino-aprendizagem Prática pedagógica |
title_short |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
title_full |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
title_fullStr |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
title_full_unstemmed |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
title_sort |
O fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados. |
author |
Franco, Marco Antônio Melo |
author_facet |
Franco, Marco Antônio Melo Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Marco Antônio Melo Rodrigues, Paloma Roberta Euzebio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Ensino-aprendizagem Prática pedagógica |
topic |
Inclusão Ensino-aprendizagem Prática pedagógica |
description |
A investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-02-16T11:38:17Z 2018-02-16T11:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1982-5587 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543 https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841 |
identifier_str_mv |
FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1982-5587 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543 https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002803224772608 |