Práticas pedagógicas no processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vera Regina
Data de Publicação: 2010
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000bxvz
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
id UFSM_47e6e8e68b3af1f3d9d0111fb03d7c4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2725
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas no processo de inclusãoInclusãoPráticas pedagógicasFormação continuadaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que discorrem sobre a temática. A Educação Especial foi sendo gradativamente inserida na sociedade para chegar nessa visão de hoje, de uma Educação Inclusiva. No Brasil, através da legislação vigente, fica claro que adotou-se uma política de inclusão educacional, desde a Constituição Federal de 1998, ficando estabelecido o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (art.208, inciso II). Os profissionais de Educação Especial constituem uma casta de especialistas com diferentes níveis de competências segundo o parecer nº. 17/2001 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Estes profissionais irão apoiar o professor de classe comum, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Embora haja resistências, assim como barreiras a serem removidas para garantir o sucesso da Educação Inclusiva, por familiares, profissionais da educação e alunos, acredita-se na importância de desenvolver com todos os envolvidos na educação, o desejo de conhecer, sistematicamente, mais e melhor sobre a inclusão, pois a mudança é um processo lento e sofrido e precisa acontecer nessa sociedade tão desigual.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSouza, Carmen Rosane Segatto eMartins, Vera Regina2017-03-27T12:58:56Z2017-03-27T12:58:56Z2010-11-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725ark:/26339/001300000bxvzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-29T16:05:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-29T16:05:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas no processo de inclusão
title Práticas pedagógicas no processo de inclusão
spellingShingle Práticas pedagógicas no processo de inclusão
Martins, Vera Regina
Inclusão
Práticas pedagógicas
Formação continuada
title_short Práticas pedagógicas no processo de inclusão
title_full Práticas pedagógicas no processo de inclusão
title_fullStr Práticas pedagógicas no processo de inclusão
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas no processo de inclusão
title_sort Práticas pedagógicas no processo de inclusão
author Martins, Vera Regina
author_facet Martins, Vera Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Carmen Rosane Segatto e
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vera Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Práticas pedagógicas
Formação continuada
topic Inclusão
Práticas pedagógicas
Formação continuada
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-20
2010
2017-03-27T12:58:56Z
2017-03-27T12:58:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000bxvz
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725
identifier_str_mv ark:/26339/001300000bxvz
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172318865915904