Práticas pedagógicas no processo de inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000bxvz |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_47e6e8e68b3af1f3d9d0111fb03d7c4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2725 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas no processo de inclusãoInclusãoPráticas pedagógicasFormação continuadaArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.Este artigo monográfico apresenta o processo de transformação da Educação Especial em diferentes momentos da história. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica fundamentada em teóricos que discorrem sobre a temática. A Educação Especial foi sendo gradativamente inserida na sociedade para chegar nessa visão de hoje, de uma Educação Inclusiva. No Brasil, através da legislação vigente, fica claro que adotou-se uma política de inclusão educacional, desde a Constituição Federal de 1998, ficando estabelecido o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino (art.208, inciso II). Os profissionais de Educação Especial constituem uma casta de especialistas com diferentes níveis de competências segundo o parecer nº. 17/2001 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Estes profissionais irão apoiar o professor de classe comum, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Embora haja resistências, assim como barreiras a serem removidas para garantir o sucesso da Educação Inclusiva, por familiares, profissionais da educação e alunos, acredita-se na importância de desenvolver com todos os envolvidos na educação, o desejo de conhecer, sistematicamente, mais e melhor sobre a inclusão, pois a mudança é um processo lento e sofrido e precisa acontecer nessa sociedade tão desigual.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoSouza, Carmen Rosane Segatto eMartins, Vera Regina2017-03-27T12:58:56Z2017-03-27T12:58:56Z2010-11-202010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725ark:/26339/001300000bxvzporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2019-04-29T16:05:19Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2019-04-29T16:05:19Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
title |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão Martins, Vera Regina Inclusão Práticas pedagógicas Formação continuada |
title_short |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
title_full |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
title_sort |
Práticas pedagógicas no processo de inclusão |
author |
Martins, Vera Regina |
author_facet |
Martins, Vera Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Carmen Rosane Segatto e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vera Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Práticas pedagógicas Formação continuada |
topic |
Inclusão Práticas pedagógicas Formação continuada |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-20 2010 2017-03-27T12:58:56Z 2017-03-27T12:58:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000bxvz |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2725 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000bxvz |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172318865915904 |