A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11321
Resumo: Atualmente, nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas apresentam uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica das gestões. Entre a diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, nota-se o quanto é importante compreender como as gerações, especialmente a Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para isso , foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y nas organizações, a incompreensão das demais gerações diante das particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre o Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense e a realidade do mercado de trabalho.
id UFOP_58fdada5465b52c3144d25603b967014
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11321
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.Generation y and job market : perceptions of Tourism student of the Federal Fluminense University.Gestão de pessoasPeople managementLabor marketTourism CourseAtualmente, nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas apresentam uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica das gestões. Entre a diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, nota-se o quanto é importante compreender como as gerações, especialmente a Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para isso , foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y nas organizações, a incompreensão das demais gerações diante das particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre o Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense e a realidade do mercado de trabalho.Currently, there is a search for a model of people management that can manage this diversity in the work space. It is considered that companies have a plurality of individuals with different characteristics, such as race, ethnicity, gender, age, among others, which influence significantly the dynamics of its efforts. Bringing these aspects to the reality of Tourism, stands out how important it is to understand how these generations, especially Generation Y, are inserted in the labor market. Thus, the aim of this paper includes researching the perceptions of Generation Y with respect to the labor market. For its fulfillment, a literature and qualitative empirical research was conducted using the method of focus group. The main results were the natural way of working Millennials within organizations, the incomprehension of other generations ahead of the special features and performances of Generation Y in the organizational context and the gap between the Tourism Programme of Universidade Federal Fluminense and reality of the labor market.2019-05-17T11:56:19Z2019-05-17T11:56:19Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBITTENCOURT, F. T. R.; CASTRO, C. L. de C. A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XI, n. 2, p. 20-39, dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4463>. Acesso em: 19 mar. 2019.1980-6965http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11321O periódico Observatório de Inovação do Turismo permite a publicação parcial dos trabalhos, desde que identificada a fonte. Fonte: Observatório de Inovação do Turismo <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/oit/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Flora Thamíris RodriguesVolta, Carolina Lescura de Carvalho Castroporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-01T17:35:42Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11321Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-01T17:35:42Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
Generation y and job market : perceptions of Tourism student of the Federal Fluminense University.
title A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
spellingShingle A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Gestão de pessoas
People management
Labor market
Tourism Course
title_short A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
title_full A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
title_fullStr A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
title_full_unstemmed A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
title_sort A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense.
author Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
author_facet Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
author_role author
author2 Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Flora Thamíris Rodrigues
Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de pessoas
People management
Labor market
Tourism Course
topic Gestão de pessoas
People management
Labor market
Tourism Course
description Atualmente, nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas apresentam uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica das gestões. Entre a diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do turismo, nota-se o quanto é importante compreender como as gerações, especialmente a Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, objetiva-se com este trabalho analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para isso , foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y nas organizações, a incompreensão das demais gerações diante das particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre o Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense e a realidade do mercado de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-05-17T11:56:19Z
2019-05-17T11:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BITTENCOURT, F. T. R.; CASTRO, C. L. de C. A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XI, n. 2, p. 20-39, dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4463>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-6965
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11321
identifier_str_mv BITTENCOURT, F. T. R.; CASTRO, C. L. de C. A geração Y e o mercado de trabalho : percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XI, n. 2, p. 20-39, dez. 2017. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4463>. Acesso em: 19 mar. 2019.
1980-6965
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002860787400704