Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731 |
Resumo: | Neste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea. |
id |
UFOP_5a550740ca68dafbefc2edfa2c9690ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10731 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator.MúsicaImagens sonorasMusicSound imagesNeste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea.This article aims for a better historical comprehension of the relationship between music and the actor’s body as a technological ongoing form among many contemporary scenic processes. For this purpose, we highlight the work of Jean-Jacques Lemêtre in the Théâtre du Soleil as the key for the investigation about the sonority and its interaction with the (pre)scenic body. This work also highlights the idea of music as the motion architecture of a larger work of art reclaiming, at different times, the relationships between sound images and bodily images within the contemporary scene’s repertory.2019-02-19T16:34:09Z2019-02-19T16:34:09Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019.19831005http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731Os trabalhos publicados na revista Ouvirouver estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Ouvirouver <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Alex Beigui de PaivaCouto, Flavia Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-01-29T13:46:15Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10731Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-01-29T13:46:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
title |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
spellingShingle |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Cavalcante, Alex Beigui de Paiva Música Imagens sonoras Music Sound images |
title_short |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
title_full |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
title_fullStr |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
title_full_unstemmed |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
title_sort |
Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. |
author |
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva |
author_facet |
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva Couto, Flavia Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Flavia Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Alex Beigui de Paiva Couto, Flavia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Imagens sonoras Music Sound images |
topic |
Música Imagens sonoras Music Sound images |
description |
Neste artigo busca-se melhor compreender historicamente as relações entre a música e o corpo do ator como forma de tecnologia em andamento, presente em vários processos cênicos contemporâneos. Para tanto, destacamos o trabalho do francês Jean-Jacques Lemêtre, junto ao Théâtre du Soleil como campo e potencial qualitativo da investigação acerca da sonoridade e sua interação com o corpo em estado pré-expressivo (processo) e cênico (resultado). Destaca-se, ainda, a ideia da música como arquitetura do movimento, reivindicada em diferentes épocas, bem como as relações entre as imagens sonoras e as imagens corporais no repertório da cena contemporânea. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-19T16:34:09Z 2019-02-19T16:34:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019. 19831005 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731 |
identifier_str_mv |
CALVACANTE, A. B. P. de; COUTO, F. F. Jean-Jacques Lemêtre e a presença da dramaturgia sonora no processo de criação do ator. Ouvirouver, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 482-495, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/37578>. Acesso em: 06 fev. 2019. 19831005 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002800374743040 |