Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel, Camila
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88895
Resumo: Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas.
id UFRGS-2_cf7dd4e2096d816bc95728a9fef4289f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88895
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Daniel, CamilaConter, Marcelo BergaminSilva, Alexandre Rocha da2014-03-25T01:50:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/88895000912616Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas.This work discusses the use of sound as a communication strategy for brands and organizations. For such, we analyze three objects: the Nokia Tune ringtone, produced for the mobile company Nokia, the startup sounds of Windows and three radio spots that present the sound logo of Panvel. The theoretical reference revisits the concept about sound image, soundscape and refrain, considering its movements of deterritorialization and reterritorialization, as well as the role of language and the signs in this process. The idea proposed here implies in recognizing that the sound images produced by these sounds work as refrain functioning as sonic assemblages and are capable of producing territories of meaning about brands and organizations. From the analysis of the selected objects, we noted the importance of recognizing processes of actualization of the sound images, as much as how they differentiate from themselves from noise images. We also perceived the need to reflect on them considering the soundscapes in which they are inserted.application/pdfapplication/zipporEstratégia de comunicaçãoIdentidade sonoraCommunicationSound imageSoundMusicBrandingTerritórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000912616.pdf.txt000912616.pdf.txtExtracted Texttext/plain157854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/3/000912616.pdf.txt99197600b40f122ed8bd6a2b1761596cMD53ORIGINAL000912616.pdf000912616.pdfTexto completoapplication/pdf1514917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/1/000912616.pdf153c4bf0b00760faa37b0cd362657073MD51000912616.zip000912616.zipÁudioapplication/zip2722376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/2/000912616.zip31cd3c6cec9e37e7dd00b8794e9b8aa4MD52THUMBNAIL000912616.pdf.jpg000912616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/4/000912616.pdf.jpg2135bdd68c61283060875e2cf7c1a530MD5410183/888952018-10-18 08:57:44.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
title Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
spellingShingle Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
Daniel, Camila
Estratégia de comunicação
Identidade sonora
Communication
Sound image
Sound
Music
Branding
title_short Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
title_full Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
title_fullStr Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
title_full_unstemmed Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
title_sort Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
author Daniel, Camila
author_facet Daniel, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Camila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conter, Marcelo Bergamin
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Alexandre Rocha da
contributor_str_mv Conter, Marcelo Bergamin
Silva, Alexandre Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de comunicação
Identidade sonora
topic Estratégia de comunicação
Identidade sonora
Communication
Sound image
Sound
Music
Branding
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication
Sound image
Sound
Music
Branding
description Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-25T01:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912616
url http://hdl.handle.net/10183/88895
identifier_str_mv 000912616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/3/000912616.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/1/000912616.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/2/000912616.zip
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/4/000912616.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99197600b40f122ed8bd6a2b1761596c
153c4bf0b00760faa37b0cd362657073
31cd3c6cec9e37e7dd00b8794e9b8aa4
2135bdd68c61283060875e2cf7c1a530
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224462072283136