Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88895 |
Resumo: | Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas. |
id |
UFRGS-2_cf7dd4e2096d816bc95728a9fef4289f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88895 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Daniel, CamilaConter, Marcelo BergaminSilva, Alexandre Rocha da2014-03-25T01:50:20Z2013http://hdl.handle.net/10183/88895000912616Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas.This work discusses the use of sound as a communication strategy for brands and organizations. For such, we analyze three objects: the Nokia Tune ringtone, produced for the mobile company Nokia, the startup sounds of Windows and three radio spots that present the sound logo of Panvel. The theoretical reference revisits the concept about sound image, soundscape and refrain, considering its movements of deterritorialization and reterritorialization, as well as the role of language and the signs in this process. The idea proposed here implies in recognizing that the sound images produced by these sounds work as refrain functioning as sonic assemblages and are capable of producing territories of meaning about brands and organizations. From the analysis of the selected objects, we noted the importance of recognizing processes of actualization of the sound images, as much as how they differentiate from themselves from noise images. We also perceived the need to reflect on them considering the soundscapes in which they are inserted.application/pdfapplication/zipporEstratégia de comunicaçãoIdentidade sonoraCommunicationSound imageSoundMusicBrandingTerritórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2013Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000912616.pdf.txt000912616.pdf.txtExtracted Texttext/plain157854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/3/000912616.pdf.txt99197600b40f122ed8bd6a2b1761596cMD53ORIGINAL000912616.pdf000912616.pdfTexto completoapplication/pdf1514917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/1/000912616.pdf153c4bf0b00760faa37b0cd362657073MD51000912616.zip000912616.zipÁudioapplication/zip2722376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/2/000912616.zip31cd3c6cec9e37e7dd00b8794e9b8aa4MD52THUMBNAIL000912616.pdf.jpg000912616.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/4/000912616.pdf.jpg2135bdd68c61283060875e2cf7c1a530MD5410183/888952018-10-18 08:57:44.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:57:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
title |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
spellingShingle |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações Daniel, Camila Estratégia de comunicação Identidade sonora Communication Sound image Sound Music Branding |
title_short |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
title_full |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
title_fullStr |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
title_full_unstemmed |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
title_sort |
Territórios sonoros de significação: o som enquanto estratégia de comunicação para as organizações |
author |
Daniel, Camila |
author_facet |
Daniel, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel, Camila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conter, Marcelo Bergamin |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Rocha da |
contributor_str_mv |
Conter, Marcelo Bergamin Silva, Alexandre Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de comunicação Identidade sonora |
topic |
Estratégia de comunicação Identidade sonora Communication Sound image Sound Music Branding |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Communication Sound image Sound Music Branding |
description |
Este trabalho discute a utilização do som enquanto estratégia de comunicação para marcas e organizações a partir da análise de três objetos: o Nokia Tune, ringtone produzido para a empresa de celulares Nokia, os sons de inicialização do sistema operacional Windows e três spots de rádio que apresentam a logo sonora da Panvel Farmácias. O referencial teórico revisita as teses sobre imagem sonora, paisagem sonora e ritornelo, considerando os movimentos de desterritorialização e de reterritorialização e o papel da linguagem e dos signos neste processo. A ideia aqui defendida implica reconhecer que as imagens sonoras produzidas por estes sons se apresentam como ritornelos de agenciamento sonoro e são capazes de produzir territórios de significação sobre as marcas e as organizações. A partir das análises dos objetos selecionados, observamos a importância de reconhecer os processos de atualização e de diferenciação de si das imagens sonoras, bem como a necessidade de refletir sobre elas considerando as paisagens sonoras nas quais estão inseridas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-25T01:50:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912616 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88895 |
identifier_str_mv |
000912616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/3/000912616.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/1/000912616.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/2/000912616.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88895/4/000912616.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
99197600b40f122ed8bd6a2b1761596c 153c4bf0b00760faa37b0cd362657073 31cd3c6cec9e37e7dd00b8794e9b8aa4 2135bdd68c61283060875e2cf7c1a530 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224462072283136 |