Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Icaro Guilherme
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Laranjeira, Rómina de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293
Resumo: Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.
id UFOP_5f9dc2b4e67bfa75dfd36284dc08a1df
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17293
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education.Língua portuguesaNeste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.In this article, considering the debates around the National Common Core Curriculum (BNCC in Portuguese), we analyze the literacy conceptions that guide the specific competencies of languages in general and of Portuguese in particular at the secondary education level. This Applied Linguistics research is guided by concepts and principles from New Literacy Studies. The guiding document was the object of study, and a qualitative methodology of document analysis was developed. The results point to a greater presence of aspects in autonomous literacy, in alignment with neoliberal policies, even though social practices of language are also mentioned. We conclude that the analyzed competencies are objectified and that the development of individual skills to operate collectively in society prevails, as opposed to the competencies and skills that are developed through social action and language practices.2023-08-21T17:42:28Z2023-08-21T17:42:28Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.1518-5648http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Icaro GuilhermeLaranjeira, Rómina de Melloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-21T17:42:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17293Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-21T17:42:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education.
title Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
spellingShingle Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
Guerra, Icaro Guilherme
Língua portuguesa
title_short Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
title_full Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
title_fullStr Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
title_full_unstemmed Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
title_sort Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
author Guerra, Icaro Guilherme
author_facet Guerra, Icaro Guilherme
Laranjeira, Rómina de Mello
author_role author
author2 Laranjeira, Rómina de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Icaro Guilherme
Laranjeira, Rómina de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
topic Língua portuguesa
description Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-21T17:42:28Z
2023-08-21T17:42:28Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1518-5648
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293
identifier_str_mv GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.
1518-5648
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002803377864704