Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293 |
Resumo: | Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem. |
id |
UFOP_5f9dc2b4e67bfa75dfd36284dc08a1df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17293 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education.Língua portuguesaNeste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.In this article, considering the debates around the National Common Core Curriculum (BNCC in Portuguese), we analyze the literacy conceptions that guide the specific competencies of languages in general and of Portuguese in particular at the secondary education level. This Applied Linguistics research is guided by concepts and principles from New Literacy Studies. The guiding document was the object of study, and a qualitative methodology of document analysis was developed. The results point to a greater presence of aspects in autonomous literacy, in alignment with neoliberal policies, even though social practices of language are also mentioned. We conclude that the analyzed competencies are objectified and that the development of individual skills to operate collectively in society prevails, as opposed to the competencies and skills that are developed through social action and language practices.2023-08-21T17:42:28Z2023-08-21T17:42:28Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.1518-5648http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Icaro GuilhermeLaranjeira, Rómina de Melloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-21T17:42:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17293Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-21T17:42:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education. |
title |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
spellingShingle |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Guerra, Icaro Guilherme Língua portuguesa |
title_short |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
title_full |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
title_fullStr |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
title_sort |
Letramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. |
author |
Guerra, Icaro Guilherme |
author_facet |
Guerra, Icaro Guilherme Laranjeira, Rómina de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Laranjeira, Rómina de Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Icaro Guilherme Laranjeira, Rómina de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa |
topic |
Língua portuguesa |
description |
Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-21T17:42:28Z 2023-08-21T17:42:28Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023. 1518-5648 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293 |
identifier_str_mv |
GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023. 1518-5648 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002803377864704 |