Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Valdete Alves, Maia, Vera Madalena da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549
Resumo: O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.
id UFOP_6063fcfebabb647a25ea5490ce6067a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10549
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.Formação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaIntroduction to teachingTeacher trainingO texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.The text presents a review of the research entitled Teaching Professional Development and Pedagogical Innovation: an exploratory study about PIBID contributions, seeking to understand to what extent the PIBID supervising teacher benefits from the Program, taking into account its pedagogical practice as well as its reflections and Transformations about professional work and the teaching career. This research articulates the experiences and studies of research groups from three Postgraduate Education Programs located in the Northeastern and Southeastern regions of Brazil, involving basic education teachers, undergraduate students, masters, doctoral students, masters and doctors, among scholars and collaborators. Using the qualitative methodology, 90 supervisors of the PIBID were interviewed, 30 in each location in which the research was conducted. The data analyzed by the researchers refer to 30 subjects from the State of Minas Gerais and they brought up much more than the impact of PIBID on the professional career of supervisors. The data collected and the careful analysis of this information revealed that the majority of teachers are totally identified with the chosen profession and that, despite being aware of the many challenges they face in their day to day career, especially in the public school, Continue to believe in the transformative potential of education. Also, there is an understanding of the importance of their participation and performance in the projects, evidencing gains for the school community, for themselves and especially for the graduates, future teachers, whose practical training is due, in part, to the role that with PIBID.2018-11-20T16:28:31Z2018-11-20T16:28:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018.21764360http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 14 nov 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna Bonifácio deBatista, Valdete AlvesMaia, Vera Madalena da Rochaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-11-20T16:28:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10549Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-11-20T16:28:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
title Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
spellingShingle Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Introduction to teaching
Teacher training
title_short Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
title_full Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
title_fullStr Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
title_full_unstemmed Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
title_sort Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
author Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_facet Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Batista, Valdete Alves
Maia, Vera Madalena da Rocha
author_role author
author2 Batista, Valdete Alves
Maia, Vera Madalena da Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Batista, Valdete Alves
Maia, Vera Madalena da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Introduction to teaching
Teacher training
topic Formação de professores
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Introduction to teaching
Teacher training
description O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-11-20T16:28:31Z
2018-11-20T16:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018.
21764360
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549
identifier_str_mv ARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018.
21764360
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002861467926528