Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549 |
Resumo: | O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID. |
id |
UFOP_6063fcfebabb647a25ea5490ce6067a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10549 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes.Formação de professoresPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaIntroduction to teachingTeacher trainingO texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.The text presents a review of the research entitled Teaching Professional Development and Pedagogical Innovation: an exploratory study about PIBID contributions, seeking to understand to what extent the PIBID supervising teacher benefits from the Program, taking into account its pedagogical practice as well as its reflections and Transformations about professional work and the teaching career. This research articulates the experiences and studies of research groups from three Postgraduate Education Programs located in the Northeastern and Southeastern regions of Brazil, involving basic education teachers, undergraduate students, masters, doctoral students, masters and doctors, among scholars and collaborators. Using the qualitative methodology, 90 supervisors of the PIBID were interviewed, 30 in each location in which the research was conducted. The data analyzed by the researchers refer to 30 subjects from the State of Minas Gerais and they brought up much more than the impact of PIBID on the professional career of supervisors. The data collected and the careful analysis of this information revealed that the majority of teachers are totally identified with the chosen profession and that, despite being aware of the many challenges they face in their day to day career, especially in the public school, Continue to believe in the transformative potential of education. Also, there is an understanding of the importance of their participation and performance in the projects, evidencing gains for the school community, for themselves and especially for the graduates, future teachers, whose practical training is due, in part, to the role that with PIBID.2018-11-20T16:28:31Z2018-11-20T16:28:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018.21764360http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 14 nov 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Regina Magna Bonifácio deBatista, Valdete AlvesMaia, Vera Madalena da Rochaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-11-20T16:28:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10549Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-11-20T16:28:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
title |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
spellingShingle |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Araújo, Regina Magna Bonifácio de Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Introduction to teaching Teacher training |
title_short |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
title_full |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
title_fullStr |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
title_sort |
Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. |
author |
Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author_facet |
Araújo, Regina Magna Bonifácio de Batista, Valdete Alves Maia, Vera Madalena da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Valdete Alves Maia, Vera Madalena da Rocha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Regina Magna Bonifácio de Batista, Valdete Alves Maia, Vera Madalena da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Introduction to teaching Teacher training |
topic |
Formação de professores Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Introduction to teaching Teacher training |
description |
O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduandos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodologia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acreditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-11-20T16:28:31Z 2018-11-20T16:28:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018. 21764360 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, R. M. B. de; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 9, n. 16, p. 143-162, jan./jun. 2017. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167>. Acesso em: 19 nov. 2018. 21764360 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002861467926528 |