Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Leôncio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14770
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
Resumo: A ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) inserese na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.
id UFOP_63555f362892c3007e9bc5d5cffc0223
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14770
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.Youth and Adult Education within the municipal sphere in Minas Gerais.EspecificidadesPoder localFormaçãoA ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) inserese na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.The expansion of the subnational responsabilities towards basic education questions the protagonism of the local power since the 1990s. Youth and Adult Education (YAE) is part of the agenda of the municipal commitments and awakens attention as to the forms of care that have been carried out in order to fulfill everyone’s right to education. The article presents data from a study that was concerned with mapping and understanding educational offers to youths and adults undertaken by ten municipalities in Minas Gerais. The quantitative-qualitative research produced data from meetings with YAE managers, research seminars, classroom monitoring, interviews with managers, teachers and students. These data dialogue with literature in the area of the post 1988 Federal Constitution. The analysis of the data, in light of the convergences and singularities, highlights the recurring statement that “YAE will end” and resonances of the statement “I fell into YAE” coming from the research collaborators. Educational managers recognize that Youth and Adult Education has its own characteristics. It is evinced that this recognition alone has not been sufficient to support an YAE proposal, which attends to the provision of an educator’s position through a public selection process and continuing education focused on the specificities of youths, adults and the elderly. At the end, it makes recommendations stemming from the implications to the teacher’s profile as a professional who claims to be able to: “dive into YAE”.2022-03-29T19:24:37Z2022-03-29T19:24:37Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfSILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, artigo e227768, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/X9mpwhGCB4Rf95X89bVshYB/>. Acesso em: 25 ago. 2021.1678-4634http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14770https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesSoares, Leôncioporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-01T20:02:52Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14770Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-01T20:02:52Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
Youth and Adult Education within the municipal sphere in Minas Gerais.
title Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Especificidades
Poder local
Formação
title_short Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
title_full Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
title_sort Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais.
author Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
author_facet Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Soares, Leôncio
author_role author
author2 Soares, Leôncio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Soares, Leôncio
dc.subject.por.fl_str_mv Especificidades
Poder local
Formação
topic Especificidades
Poder local
Formação
description A ampliação dos encargos subnacionais com a educação básica interroga o protagonismo do poder local desde os anos de 1990. A educação de jovens e adultos (EJA) inserese na agenda dos compromissos municipais e desperta a atenção quanto às formas de atendimento que têm sido realizadas a fim de se cumprir com o direito de todos à educação. O artigo apresenta dados da investigação que se preocupou em mapear e compreender ofertas educativas a jovens e adultos empreendidas por dez municípios mineiros. A investigação quanti-qualitativa produziu dados a partir de reuniões com gestores de EJA, seminários de pesquisa, acompanhamento em sala de aula, entrevistas com gestores, professores e alunos, os quais dialogam com a literatura da área do pós Constituição Federal de 1988. A análise dos dados à luz das convergências e das singularidades destaca a afirmativa recorrente de que “A EJA vai acabar” e ressonâncias da frase “Caí na EJA” advindas dos colaboradores da pesquisa. Há reconhecimento por parte dos gestores de que a Educação de Jovens e Adultos tem características próprias. Constata-se que somente esse reconhecimento não tem sido suficiente para amparar uma proposta de EJA, que atenda ao provimento de vaga de educador por meio do concurso público e à formação continuada voltada para as especificidades de jovens, adultos e idosos. Ao final, encaminha recomendações a partir das implicações ao perfil do professor como um profissional que afirma poder: “se jogar na EJA”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-29T19:24:37Z
2022-03-29T19:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, artigo e227768, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/X9mpwhGCB4Rf95X89bVshYB/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1678-4634
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14770
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
identifier_str_mv SILVA, F. A. O. R.; SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos na esfera municipal em Minas Gerais. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, artigo e227768, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ep/a/X9mpwhGCB4Rf95X89bVshYB/>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1678-4634
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14770
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147227768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853524963328