Um método exato para otimizar a escala de motoristas e cobradores do sistema de transporte público.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1319 |
Resumo: | Este trabalho te m com o objetivo implementa r um método de otimizaçã o para o problema de geração da Escala d e Motoristas e Cobradores do Sistema de Trans porte Público . Esse problema, denomina do na literatura Problema d a Programação d e Tripulações (Crew Scheduling Problem) , tem como objetivo determinar u m conjunto de jornadas de trabalho para as tripulações, de tal forma que a programação do s veículos seja realizada com o menor custo possível. Como restrições , cada jornada deve atende r à legislação e à convenção coletiva de trabalho do setor. Neste trabalho é apresentada uma metodologia que formula o problema com o um modelo de particionamento e utiliza o método Simplex para resolvê -lo . Para reduzir a dimensão do problema, tira -se proveito das característica s do problema real estuda do. Sã o apresentados também o s resulta dos obtidos, sinalizando a possibilidade de redução no s custos referentes à mão de obra operacional do setor. |
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