A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801 |
Resumo: | A modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos. |
id |
UFOP_6d343694dd796dcc8a01e879fc2c87d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/3801 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.Critical mathematical modeling in the development of mathematics teachers.Modelagem matemática críticaFormação de professoresEducação matemáticaA modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos.Mathematical modeling is becoming one of the most important lines of research for the processes of the teaching and learning of Mathematics. This theoretical paper presents a suggestion to work with mathematical modeling in their critical dimension in teacher training courses. Thus, this work points out some reasons for teaching and learning of Mathematics aimed at solving real world problems using mathematical modeling as a methodology for teaching and learning that values and enables the connection between Mathematics and reality. However, this aspect is not reflected in teaching practices by Mathematics teachers. From this perspective, the literature review shows that the mathematical modeling in its critical perspective can contribute to the formation of critical and reflective teachers and presents us with opportunities for meaningful learning of mathematical concepts by students.2014-11-12T17:31:48Z2014-11-12T17:31:48Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014.2178-7727http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonReis, Frederico da SilvaOrey, Daniel Clarkporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-07T17:26:28Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3801Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-07T17:26:28Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. Critical mathematical modeling in the development of mathematics teachers. |
title |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
spellingShingle |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. Rosa, Milton Modelagem matemática crítica Formação de professores Educação matemática |
title_short |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
title_full |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
title_fullStr |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
title_sort |
A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática. |
author |
Rosa, Milton |
author_facet |
Rosa, Milton Reis, Frederico da Silva Orey, Daniel Clark |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Frederico da Silva Orey, Daniel Clark |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Milton Reis, Frederico da Silva Orey, Daniel Clark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem matemática crítica Formação de professores Educação matemática |
topic |
Modelagem matemática crítica Formação de professores Educação matemática |
description |
A modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2014-11-12T17:31:48Z 2014-11-12T17:31:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014. 2178-7727 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801 |
identifier_str_mv |
ROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014. 2178-7727 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002815173296128 |