A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Reis, Frederico da Silva, Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801
Resumo: A modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos.
id UFOP_6d343694dd796dcc8a01e879fc2c87d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3801
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.Critical mathematical modeling in the development of mathematics teachers.Modelagem matemática críticaFormação de professoresEducação matemáticaA modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos.Mathematical modeling is becoming one of the most important lines of research for the processes of the teaching and learning of Mathematics. This theoretical paper presents a suggestion to work with mathematical modeling in their critical dimension in teacher training courses. Thus, this work points out some reasons for teaching and learning of Mathematics aimed at solving real world problems using mathematical modeling as a methodology for teaching and learning that values and enables the connection between Mathematics and reality. However, this aspect is not reflected in teaching practices by Mathematics teachers. From this perspective, the literature review shows that the mathematical modeling in its critical perspective can contribute to the formation of critical and reflective teachers and presents us with opportunities for meaningful learning of mathematical concepts by students.2014-11-12T17:31:48Z2014-11-12T17:31:48Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014.2178-7727http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonReis, Frederico da SilvaOrey, Daniel Clarkporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-07T17:26:28Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3801Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-07T17:26:28Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
Critical mathematical modeling in the development of mathematics teachers.
title A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
spellingShingle A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
Rosa, Milton
Modelagem matemática crítica
Formação de professores
Educação matemática
title_short A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
title_full A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
title_fullStr A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
title_full_unstemmed A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
title_sort A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de Matemática.
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Reis, Frederico da Silva
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Reis, Frederico da Silva
Orey, Daniel Clark
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Reis, Frederico da Silva
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática crítica
Formação de professores
Educação matemática
topic Modelagem matemática crítica
Formação de professores
Educação matemática
description A modelagem matemática vem se constituindo em uma das mais importantes linhas de pesquisa para os processos de ensino e aprendizagem em Matemática. Este artigo teórico tem como propósito apresentar uma sugestão de trabalho com a modelagem matemática em sua dimensão crítica, nos cursos de formação dos professores. Dessa maneira, esse trabalho aponta algumas razões para um ensino de Matemática voltado para a solução de problemas do mundo real, com a utilização da modelagem matemática como uma metodologia de ensino e aprendizagem que valoriza e possibilita a conexão entre a Matemática e a realidade. Entretanto, esse aspecto não se reflete na prática docente dos professores de Matemática. Nessa perspectiva, a revisão de literatura mostra que a modelagem matemática em sua perspectiva crítica pode contribuir para a formação crítico-reflexiva de professores e para uma aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos por parte dos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-11-12T17:31:48Z
2014-11-12T17:31:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014.
2178-7727
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801
identifier_str_mv ROSA, M.; REIS, F. da S.; OREY, D. C. A modelagem matemática crítica nos cursos de formação de professores de matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 14, n. 02, p. 159-184, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/227/219>. Acesso em: 22 set. 2014.
2178-7727
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002815173296128