Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Denise Figueiredo Barros do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376
https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446
Resumo: Este artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.
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spelling Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.Decolonial re-existences : the strength of the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda.Ferida colonialRe-existência estéticaAesthetic re-existenceColonial woundEste artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.This article discusses how the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda produced by the rapper Emicida, access the colonial wound and point out historical opacities, oppressions and exclusions derived therefrom, as a way to lead to an affective and resistant rereading of / in the time and to instigate aesthetic actions of re-existence. For this, we performed an audiovisual analysis of the music videos, seeking to observe the construction of this discourse from three analytical categories: memorialistic return, dehumanized corporeality and a life free from violence and death.2021-07-13T16:49:30Z2021-07-13T16:49:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPRADO, D. F. B. do. Re-existências decoloniais: a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 143-159, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/54446>. Acesso em: 24 maio 2021.1982-2391http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446O periódico Logos permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 29 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Denise Figueiredo Barros doporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-07-13T16:49:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13376Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-07-13T16:49:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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