Educação patrimonial, memória e saberes coletivos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1662 http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181 |
Resumo: | Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2) pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades. |
id |
UFOP_6db8763c57522f4381431aee8dc4a5a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/1662 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Oliveira, Luciane MonteiroOliveira, Ana Paula de Paula Loures de2012-10-16T18:38:12Z2012-10-16T18:38:12Z2004OLIVEIRA, L. M.; OLIVEIRA, A. P. A. L. Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. Revista de Arqueologia, v. 17, n. 1, p. 75-84, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181>. Acessso em: 22 fev. 2017.01020420http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1662http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2) pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades.In this article we intent to demonstrate theoretical and methodological bases of the actions of Patrimonial Education. These actions were realized in public schools of basic education in the rural communities of São João Nepomuceno at the Zona da Mata in the state of Minas Gerais. Our objective was to involve the local community in the development of researches in order to be identified with the patrimony and valorize it as a collective property. Two approaches were essential: 1) educational practice with accomplishment of workshops and 2) oral research to remember the traditional local knowledge. Our intention in the process was the apprehension of the knowledge by the aesthetic experience and the sensations lived with the experience. Concepts like technology, autonomy, diversity, memory, collective and patrimony were worked in a subliminal way and not placed as the starting point for doing the activities.Educação patrimonial, memória e saberes coletivos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALARTIGO_EducaçãoPatrimonialMemória.pdfARTIGO_EducaçãoPatrimonialMemória.pdfapplication/pdf420452http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1662/6/ARTIGO_Educa%c3%a7%c3%a3oPatrimonialMem%c3%b3ria.pdfcd32a41d3eb12f4e585455a547c3f23aMD56LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1662/5/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD55123456789/16622019-03-12 14:30:23.812oai:localhost:123456789/1662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-12T18:30:23Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
title |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
spellingShingle |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. Oliveira, Luciane Monteiro |
title_short |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
title_full |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
title_fullStr |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
title_sort |
Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. |
author |
Oliveira, Luciane Monteiro |
author_facet |
Oliveira, Luciane Monteiro Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luciane Monteiro Oliveira, Ana Paula de Paula Loures de |
description |
Neste artigo pretendemos demonstrar os fundamentos teóricos e metodológicos das ações de educação patrimonial realizadas nas escolas públicas do ensino fundamental da comunidade rural de São João Nepomuceno, Zona da Mata do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta teve como meta envolver a comunidade local no desenvolvimento das pesquisas de modo a se identificarem com o patrimônio e o valorizassem como um bem de toda a coletividade. Duas abordagens foram essenciais: 1) prática educativa com a realização de oficinas e 2) pesquisa oral para rememoração dos saberes tradicionais locais. Nossa intenção em todo o processo foi a apreensão do conhecimento por meio da experiência estética e das sensações vivenciadas pela experiência. Conceitos como tecnologia, autonomia, diversidade, memória, coletividade e patrimônio foram trabalhados de modo subliminar às experiências e não colocados como o ponto de partida para a execução das atividades. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-16T18:38:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-16T18:38:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, L. M.; OLIVEIRA, A. P. A. L. Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. Revista de Arqueologia, v. 17, n. 1, p. 75-84, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181>. Acessso em: 22 fev. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1662 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
01020420 |
dc.identifier.uri2.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, L. M.; OLIVEIRA, A. P. A. L. Educação patrimonial, memória e saberes coletivos. Revista de Arqueologia, v. 17, n. 1, p. 75-84, 2004. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181>. Acessso em: 22 fev. 2017. 01020420 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1662 http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/ra/article/view/1526/1181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1662/6/ARTIGO_Educa%c3%a7%c3%a3oPatrimonialMem%c3%b3ria.pdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/1662/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd32a41d3eb12f4e585455a547c3f23a 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685722525073408 |