Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830 https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática. |
id |
UFOP_6eb826201f6ef789bb17d8cf8528efea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14830 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges.Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.This paper aims to explore the topics of Literacy, focusing on Children’s Education. Starting with studies about Teacher Training in Brazil’s Basic Education System, and studies that focus on teachers and students’ Readers formation in basic education. We aim to bring forward bibliographical resources and strategies for primary and ongoing Training for Teachers. Thus, it was decided to present experiences from the initial formation of the Pedagogy course at a federal university, establishing dialogues with the bibliographic production of the field. Moreover, for further development, the second movement was the bibliographic survey in some databases available online and the analysis of these works. Therefore, the final results comply with the primary aim of this study of supplying bibliographic references and aids to Teacher Training in Children's Education and other researches in the pedagogical field.2022-04-04T16:13:11Z2022-04-04T16:13:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021.1984-5499http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203Este artigo está sob uma Licença Creative Commonsque permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Rita Cristina LimaMaciel, Paola DamacenoValadares, Joziane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-04T16:13:19Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14830Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-04T16:13:19Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges. |
title |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
spellingShingle |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. Lages, Rita Cristina Lima |
title_short |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
title_full |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
title_fullStr |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
title_full_unstemmed |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
title_sort |
Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. |
author |
Lages, Rita Cristina Lima |
author_facet |
Lages, Rita Cristina Lima Maciel, Paola Damaceno Valadares, Joziane de Fatima |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Paola Damaceno Valadares, Joziane de Fatima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lages, Rita Cristina Lima Maciel, Paola Damaceno Valadares, Joziane de Fatima |
description |
Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-04-04T16:13:11Z 2022-04-04T16:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1984-5499 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830 https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203 |
identifier_str_mv |
LAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1984-5499 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830 https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002842404814848 |