Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Rita Cristina Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maciel, Paola Damaceno, Valadares, Joziane de Fatima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203
Resumo: Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.
id UFOP_6eb826201f6ef789bb17d8cf8528efea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14830
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges.Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.This paper aims to explore the topics of Literacy, focusing on Children’s Education. Starting with studies about Teacher Training in Brazil’s Basic Education System, and studies that focus on teachers and students’ Readers formation in basic education. We aim to bring forward bibliographical resources and strategies for primary and ongoing Training for Teachers. Thus, it was decided to present experiences from the initial formation of the Pedagogy course at a federal university, establishing dialogues with the bibliographic production of the field. Moreover, for further development, the second movement was the bibliographic survey in some databases available online and the analysis of these works. Therefore, the final results comply with the primary aim of this study of supplying bibliographic references and aids to Teacher Training in Children's Education and other researches in the pedagogical field.2022-04-04T16:13:11Z2022-04-04T16:13:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021.1984-5499http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203Este artigo está sob uma Licença Creative Commonsque permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Rita Cristina LimaMaciel, Paola DamacenoValadares, Joziane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-04T16:13:19Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14830Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-04T16:13:19Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges.
title Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
spellingShingle Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
Lages, Rita Cristina Lima
title_short Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
title_full Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
title_fullStr Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
title_full_unstemmed Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
title_sort Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios.
author Lages, Rita Cristina Lima
author_facet Lages, Rita Cristina Lima
Maciel, Paola Damaceno
Valadares, Joziane de Fatima
author_role author
author2 Maciel, Paola Damaceno
Valadares, Joziane de Fatima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Rita Cristina Lima
Maciel, Paola Damaceno
Valadares, Joziane de Fatima
description Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-04-04T16:13:11Z
2022-04-04T16:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1984-5499
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203
identifier_str_mv LAGES, R. C. L.; MACIEL, P. D.; VALADARES, J. de F. Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil: experiências, estratégias, ações e desafios. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 558-573, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30203>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1984-5499
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002842404814848