Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade : relato de experiência sobre articulações necessárias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Elizabeth Costa, Gontijo, Eliane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11102
Resumo: Relata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.
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spelling Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade : relato de experiência sobre articulações necessárias.Medical training, primary care and interdisciplinarity : experience report on necessary joints.Saúde da famíliaEducação médicaPolíticas públicas de saúdeAtenção primária à saúdeRelata-se a experiência de implantação de atividade curricular obrigatória, de 225 horas, em três semestres sequenciais do curso médico da Universidade Federal de Minas Gerais, voltada para o desenvolvimento de competências na prática em serviço. Descrevem-se as estratégias educacionais utilizadas para oportunizar aos estudantes: o reconhecimento da Rede de Atenção à Saúde e seu território, a determinação social do processo saúde-doença, o processo de trabalho das equipes, o estabelecimento de vínculo e relações interpessoais. Pautadas pela intencionalidade pedagógica e pela cooperação entre instituição formadora e serviços de saúde, as ações foram mediadas por docentes e contaram com participação ativa da equipe profissional nas atividades desenvolvidas em unidades de saúde, território e domicílios. A adequada compreensão da Atenção Primária à Saúde e a valorização de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir das necessidades de saúde das comunidades abordadas foram evidenciadas nos portfólios reflexivos sobre a prática, demonstrando o êxito da iniciativa.We report a compulsory curricular implantation experience of 225 hours in three sequential semesters of the Federal University of Minas Gerais medical course, focused on the skills development in service practice. The educational strategies for student development are described as: health care network recognition and its territory, the social determination of health-disease process, the work process of the equipment, the establishment of bond and the interpersonal relations. Guided by pedagogical intentionality and health services cooperation, actions were tutored by teachers and accounted with specialized team participation in the activities developed in Health Units, territory and households. An adequate evaluation of Primary Health Care and a valuation of Health Promotion actions developed from the addressed communities health needs were evidenced in the reflexive portfolios about the practice, demonstrating the initiative success.2019-04-22T16:06:30Z2019-04-22T16:06:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAVASSI, L. C. M.; DIAS, E. C.; GONTIJO, E. D. Formação médica, Atenção Primária e interdisciplinaridade: relato de experiência sobre articulações necessárias. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 189-204, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2339>. Acesso em: 7 mar. 2019.2237-5864http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11102Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessSavassi, Leonardo Cançado MonteiroDias, Elizabeth CostaGontijo, Eliane Diasporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-22T16:06:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11102Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-22T16:06:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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