A história da matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales : análise de uma experiência realizada com uma classe do 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2983 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo buscar contribuições que o desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática como desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales podem trazer para uma classe do 9.º ano do Ensino Fundamental. Como referenciais teóricos foram utilizados estudos de Iran Abreu Mendes para a definição de atividades investigatórias, de Marger da Conceição Ventura Viana sobre o processo de ensino-aprendizagem e de alguns autores, sobre as potencialidades pedagógicas da História da Matemática. Para a concretização da pesquisa, foi elaborada uma proposta de 11 atividades investigatórias que se justificou pela importância desse tipo de atividades como metodologia para o ensino de Matemática. O público-alvo foram 29 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, Minas Gerais. A pesquisa de campo foi realizada em 11 encontros, totalizando 18 aulas de 50min cada. O telefone celular dos participantes foi utilizado, durante os encontros, como ferramenta para a gravação dos diálogos. Além desses diálogos, também coletamos dados de respostas dadas a um questionário elaborado com o fim de avaliar que conhecimentos básicos tinham os participantes sobre Geometria e História da Matemática. Também foram utilizadas as observações anotadas em nosso caderno de campo e os registros escritos dos participantes. O objetivo dessas ações foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Que contribuições podem advir do desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales? Os dados obtidos foram analisados de acordo com as características do processo de ensino-aprendizagem apresentadas e a observação da presença das componentes intuitiva, algorítmica e formal no decorrer de cada atividade. Quanto às contribuições obtidas, além da aprendizagem do Teorema de Tales, com esta pesquisa foram obtidas outras: a mudança de opinião dos participantes sobre as aulas de Matemática e a modificação do seu comportamento, como redução da agressividade verbal e física, do desinteresse e da falta de compromisso, e aumento de confiança em si. Aos poucos essas atitudes se transformaram, tornando possível a promoção de um ambiente favorável à interação, à cooperação e ao respeito entre os participantes, necessário à realização do processo de ensino-aprendizagem. |
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A história da matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales : análise de uma experiência realizada com uma classe do 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).Matemática - estudo e ensinoMatemática - históriaApredizagemGeometria- estudo e ensinoTales de MiletoEste trabalho teve como objetivo buscar contribuições que o desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática como desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales podem trazer para uma classe do 9.º ano do Ensino Fundamental. Como referenciais teóricos foram utilizados estudos de Iran Abreu Mendes para a definição de atividades investigatórias, de Marger da Conceição Ventura Viana sobre o processo de ensino-aprendizagem e de alguns autores, sobre as potencialidades pedagógicas da História da Matemática. Para a concretização da pesquisa, foi elaborada uma proposta de 11 atividades investigatórias que se justificou pela importância desse tipo de atividades como metodologia para o ensino de Matemática. O público-alvo foram 29 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto, Minas Gerais. A pesquisa de campo foi realizada em 11 encontros, totalizando 18 aulas de 50min cada. O telefone celular dos participantes foi utilizado, durante os encontros, como ferramenta para a gravação dos diálogos. Além desses diálogos, também coletamos dados de respostas dadas a um questionário elaborado com o fim de avaliar que conhecimentos básicos tinham os participantes sobre Geometria e História da Matemática. Também foram utilizadas as observações anotadas em nosso caderno de campo e os registros escritos dos participantes. O objetivo dessas ações foi coletar dados que, analisados, pudessem responder à questão de investigação: Que contribuições podem advir do desenvolvimento de atividades investigatórias que utilizam a História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Tales? Os dados obtidos foram analisados de acordo com as características do processo de ensino-aprendizagem apresentadas e a observação da presença das componentes intuitiva, algorítmica e formal no decorrer de cada atividade. Quanto às contribuições obtidas, além da aprendizagem do Teorema de Tales, com esta pesquisa foram obtidas outras: a mudança de opinião dos participantes sobre as aulas de Matemática e a modificação do seu comportamento, como redução da agressividade verbal e física, do desinteresse e da falta de compromisso, e aumento de confiança em si. Aos poucos essas atitudes se transformaram, tornando possível a promoção de um ambiente favorável à interação, à cooperação e ao respeito entre os participantes, necessário à realização do processo de ensino-aprendizagem.This study aimed to seek contributions to the development of investigative activities that use the history of mathematics as a trigger of the teaching- learning process that a study of the Theorem of Thales can bring to a class of 9th graders. Here the authors used the studies based on the work of Iran Abreu Mendes and Marger Viana da Conceição Ventura and other authors about the teaching- learning process on the pedagogical potential of the History of Mathematics. The research drafted 11 investigative activities that are justified by the importance of such activities as a methodology for teaching mathematics. Twenty- nine 9th grader students in a public middle school in Ouro Preto, Minas Gerais participated in this study. The research field was conducted in 11 meetings, totaling 18 lessons of 50 minutes each. In order to assess the basic knowledge related to the history of mathematics and geometry, the researchers also collected data from responses to a questionnaire. Data from observations collected from the field notebook and the written records of the participants. The participants' cell phone was used during the meetings as a tool for recording conversa tions. The purpose of these actions was to collect and analyze data related to the research question: What contributions can come from the development of investigative activities that use the history of mathematics in the teaching- learning of the Tales Theorem? In addition to learning the Thales Theorem, other aspects were observed in this research such as an overall change in the view of the participants on mathematics classes, and modification of their behavior such as reduced verbal and physical aggression, change in disinterest and lack of commitment as well as increased self- confidence. Gradually, the observers noticed increased positive attitudes and a transformation making it possible to promote an environment conducive to the interaction, cooperation and respect among participants, which is necessary in the teaching -learning process.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Viana, Marger da Conceição VenturaSantos, Márcia Nunes dos2013-06-26T17:07:45Z2013-06-26T17:07:45Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, M. N. dos. A história da matemática como desencadeadora de atividades investigatórias sobre o Teorema de Tales : análise de uma experiência realizada com uma classe do 9.º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2012. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2983porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-31T13:50:35Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/2983Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-31T13:50:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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