A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Mario de Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2549
Resumo: O presente trabalho visa estudar as características de letramento estatístico que se manifestam em estudantes ao se promover uma Educação Estatística fundamentada em um ciclo investigativo. Tem-se como foco a questão: Que características de letramento estatístico se manifestam em estudantes ao vivenciar um processo de ensino e aprendizagem fundamentado num ciclo investigativo com enfoque crítico-reflexivo e que aspectos da condução do ciclo interferem na manifestação dessas características? Para este fim foi elaborada, testada e avaliada uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. As atividades propostas tomam como base as fases do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999) em que se parte de uma problematização até atingirem-se as conclusões estatísticas vivenciando assim a lógica de uma investigação estatística. Foram tomados como aportes teórico-metodológicos para elaboração e condução destas atividades pressupostos da Educação Matemática Crítica e do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade conferindo-lhe uma abordagem crítico-reflexiva e fornecendo, também, reflexões acerca da necessidade de letrar nossos estudantes para exercer sua cidadania e desenvolverem uma postura mais crítica frente ao conhecimento científico e suas interações sociais. A concepção de letramento estatístico adotada é a de Gal (2002) que fornece um modelo com elementos de conhecimento e disposição necessários para que um adulto seja considerado letrado estatisticamente em uma sociedade tecnológica. Com o intuito de construir uma resposta à questão de investigação estabelecida as atividades foram implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública estadual de ensino de Minas Gerais. Os dados assim coletados foram analisados buscando-se identificar os aspectos do letramento de Gal (2002) manifestados e avaliar as interações entre os participantes que contribuíram para essa manifestação. Os resultados apontam o ciclo investigativo como uma estratégia que pode contribuir significativamente no desenvolvimento do letramento estatístico.
id UFOP_77da46b1e8065586b5e32a4f4fbbd94b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/2549
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.EstatísticaMatemáticaLetramentoEstudo e ensinoAprendizagemO presente trabalho visa estudar as características de letramento estatístico que se manifestam em estudantes ao se promover uma Educação Estatística fundamentada em um ciclo investigativo. Tem-se como foco a questão: Que características de letramento estatístico se manifestam em estudantes ao vivenciar um processo de ensino e aprendizagem fundamentado num ciclo investigativo com enfoque crítico-reflexivo e que aspectos da condução do ciclo interferem na manifestação dessas características? Para este fim foi elaborada, testada e avaliada uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. As atividades propostas tomam como base as fases do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999) em que se parte de uma problematização até atingirem-se as conclusões estatísticas vivenciando assim a lógica de uma investigação estatística. Foram tomados como aportes teórico-metodológicos para elaboração e condução destas atividades pressupostos da Educação Matemática Crítica e do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade conferindo-lhe uma abordagem crítico-reflexiva e fornecendo, também, reflexões acerca da necessidade de letrar nossos estudantes para exercer sua cidadania e desenvolverem uma postura mais crítica frente ao conhecimento científico e suas interações sociais. A concepção de letramento estatístico adotada é a de Gal (2002) que fornece um modelo com elementos de conhecimento e disposição necessários para que um adulto seja considerado letrado estatisticamente em uma sociedade tecnológica. Com o intuito de construir uma resposta à questão de investigação estabelecida as atividades foram implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública estadual de ensino de Minas Gerais. Os dados assim coletados foram analisados buscando-se identificar os aspectos do letramento de Gal (2002) manifestados e avaliar as interações entre os participantes que contribuíram para essa manifestação. Os resultados apontam o ciclo investigativo como uma estratégia que pode contribuir significativamente no desenvolvimento do letramento estatístico.The present study aims to examine the characteristics of statistical literacy that are manifested in students when statistical education is based on an investigative cycle. The study focuses on the question: What characteristics of statistical literacy are manifested by students when involved in teaching and learning based on an investigative cycle with emphasis on a cycle based on a critical-reflective approach and what aspects of the teaching of the cycle interfere in the manifestation of these characteristics? For this purpose a didactic proposal for the teaching and learning of high school statistics was developed, tested and evaluated. The proposed activities are based on the phases of the investigative cycle of Pfannkuch and Wild (1999) in which the activity begins with a questioning and continues until statistical findings are obtained, thus providing students an experience with the logic of a statistical investigation. The theoretical and methodological foundations for the design and teaching of these activities are based on the assumptions of Critical Mathematics Education and the Science, Technology and Society approach giving it a critical and reflective emphasis, and at the same time, provoking reflections about the need to educate for statistical literacy so that our students are able to exercise their citizenship and develop a more critical posture with respect to science and technology. The statistical literacy conception adopted (GAL, 2002) provides a model with elements of knowledge and disposition necessary for an adult to be considered statistically literate in a technological society. In order to construct a response to the question established for this study, research activities were implemented in a classroom of seniors in a public high school in the state of Minas Gerais. The data collected were analyzed seeking to identify aspects of literacy (GAL, 2002) manifested and to evaluate the interactions between the participants who contributed to these expressions of literacy. The results indicate that the investigative cycle is a strategy that can significantly contribute to the development of statistical literacy.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Bean, Dale WilliamSantana, Mario de Souza2013-03-15T15:09:38Z2013-03-15T15:09:38Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2549porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-16T18:57:46Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/2549Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-11-16T18:57:46Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
title A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
spellingShingle A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
Santana, Mario de Souza
Estatística
Matemática
Letramento
Estudo e ensino
Aprendizagem
title_short A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
title_full A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
title_fullStr A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
title_full_unstemmed A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
title_sort A educação estatística com base num ciclo investigativo : um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio.
author Santana, Mario de Souza
author_facet Santana, Mario de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bean, Dale William
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Mario de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Matemática
Letramento
Estudo e ensino
Aprendizagem
topic Estatística
Matemática
Letramento
Estudo e ensino
Aprendizagem
description O presente trabalho visa estudar as características de letramento estatístico que se manifestam em estudantes ao se promover uma Educação Estatística fundamentada em um ciclo investigativo. Tem-se como foco a questão: Que características de letramento estatístico se manifestam em estudantes ao vivenciar um processo de ensino e aprendizagem fundamentado num ciclo investigativo com enfoque crítico-reflexivo e que aspectos da condução do ciclo interferem na manifestação dessas características? Para este fim foi elaborada, testada e avaliada uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem da Estatística no Ensino Médio. As atividades propostas tomam como base as fases do ciclo investigativo de Wild e Pfannkuch (1999) em que se parte de uma problematização até atingirem-se as conclusões estatísticas vivenciando assim a lógica de uma investigação estatística. Foram tomados como aportes teórico-metodológicos para elaboração e condução destas atividades pressupostos da Educação Matemática Crítica e do enfoque Ciências, Tecnologia e Sociedade conferindo-lhe uma abordagem crítico-reflexiva e fornecendo, também, reflexões acerca da necessidade de letrar nossos estudantes para exercer sua cidadania e desenvolverem uma postura mais crítica frente ao conhecimento científico e suas interações sociais. A concepção de letramento estatístico adotada é a de Gal (2002) que fornece um modelo com elementos de conhecimento e disposição necessários para que um adulto seja considerado letrado estatisticamente em uma sociedade tecnológica. Com o intuito de construir uma resposta à questão de investigação estabelecida as atividades foram implementadas em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública estadual de ensino de Minas Gerais. Os dados assim coletados foram analisados buscando-se identificar os aspectos do letramento de Gal (2002) manifestados e avaliar as interações entre os participantes que contribuíram para essa manifestação. Os resultados apontam o ciclo investigativo como uma estratégia que pode contribuir significativamente no desenvolvimento do letramento estatístico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-03-15T15:09:38Z
2013-03-15T15:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2549
identifier_str_mv SANTANA, M. de S. A educação estatística com base num ciclo investigativo: um estudo do desenvolvimento do letramento estatístico de estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. 2011. 197 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002857767501824