Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bedim, Bruno Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282
http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325
Resumo: Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.
id UFOP_78a7cb7a940ee5401fb0e000f5c27352
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/7282
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Bedim, Bruno Pereira2017-02-21T16:29:12Z2017-02-21T16:29:12Z2008BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017.2237-549Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.This article considers the conception of the tourism as a socio-spatial phenomenon originated from the contradictions of the productive machinery of modernity – incorporating innumerable capitalist interfaces and their respective mechanisms of expansion by transforming the space itself (tourist destination) into merchandise, “fetishing” places and awaking in modern man’s imaginary the desire to travel and to consume landscapes and cultures, to move himself across the world and to go shopping everywhere, to photograph remote places of the globe and to extend there the structures of accumulation and reproduction of the capital. Dialectically, there are massification of the tourist spaces and their incorporation to the global productive spheres under the cultural industry respective contexts, a process which ties itself in with the alienation of the use of non-work time.Espaço-mercadoriaCapitalismoSpace-merchandiseCapitalismTurismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_TurismoEspaçoTempo.pdfARTIGO_TurismoEspaçoTempo.pdfapplication/pdf550653http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/1/ARTIGO_TurismoEspa%c3%a7oTempo.pdf2db2822a7e430eccc2b2f3f66fd33bd8MD51123456789/72822019-10-25 09:55:45.438oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-25T13:55:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
title Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
spellingShingle Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
Bedim, Bruno Pereira
Espaço-mercadoria
Capitalismo
Space-merchandise
Capitalism
title_short Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
title_full Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
title_fullStr Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
title_full_unstemmed Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
title_sort Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
author Bedim, Bruno Pereira
author_facet Bedim, Bruno Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bedim, Bruno Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço-mercadoria
Capitalismo
Space-merchandise
Capitalism
topic Espaço-mercadoria
Capitalismo
Space-merchandise
Capitalism
description Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-21T16:29:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-21T16:29:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2237-549X
dc.identifier.uri2.pt_BR.fl_str_mv http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325
identifier_str_mv BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017.
2237-549X
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282
http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/1/ARTIGO_TurismoEspa%c3%a7oTempo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
2db2822a7e430eccc2b2f3f66fd33bd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685753376276480