Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282 http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325 |
Resumo: | Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho. |
id |
UFOP_78a7cb7a940ee5401fb0e000f5c27352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/7282 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Bedim, Bruno Pereira2017-02-21T16:29:12Z2017-02-21T16:29:12Z2008BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017.2237-549Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho.This article considers the conception of the tourism as a socio-spatial phenomenon originated from the contradictions of the productive machinery of modernity – incorporating innumerable capitalist interfaces and their respective mechanisms of expansion by transforming the space itself (tourist destination) into merchandise, “fetishing” places and awaking in modern man’s imaginary the desire to travel and to consume landscapes and cultures, to move himself across the world and to go shopping everywhere, to photograph remote places of the globe and to extend there the structures of accumulation and reproduction of the capital. Dialectically, there are massification of the tourist spaces and their incorporation to the global productive spheres under the cultural industry respective contexts, a process which ties itself in with the alienation of the use of non-work time.Espaço-mercadoriaCapitalismoSpace-merchandiseCapitalismTurismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_TurismoEspaçoTempo.pdfARTIGO_TurismoEspaçoTempo.pdfapplication/pdf550653http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/1/ARTIGO_TurismoEspa%c3%a7oTempo.pdf2db2822a7e430eccc2b2f3f66fd33bd8MD51123456789/72822019-10-25 09:55:45.438oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-25T13:55:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
title |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
spellingShingle |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. Bedim, Bruno Pereira Espaço-mercadoria Capitalismo Space-merchandise Capitalism |
title_short |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
title_full |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
title_fullStr |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
title_full_unstemmed |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
title_sort |
Turismo, espaço e tempo social : acepções teóricas da modernidade em movimento. |
author |
Bedim, Bruno Pereira |
author_facet |
Bedim, Bruno Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bedim, Bruno Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaço-mercadoria Capitalismo Space-merchandise Capitalism |
topic |
Espaço-mercadoria Capitalismo Space-merchandise Capitalism |
description |
Este artigo propõe a concepção do turismo enquanto fenômeno socioespacial nascido das contradições da maquinaria produtiva da modernidade – incorporando inúmeras interfaces capitalistas e seus respectivos mecanismos de expansão ao transformar o próprio espaço (destino turístico) em mercadoria, “fetichizando” lugares e despertando no imaginário do homem moderno o desejo de viajar e consumir paisagens e culturas, movimentar-se pelo mundo e realizar compras por toda parte, fotografar lugares remotos do globo terrestre e para lá ampliar as estruturas de acumulação e reprodução do capital. Dialeticamente, têm-se a massificação dos espaços turísticos e a sua incorporação às esferas produtivas globais sob os respectivos domínios da indústria cultural, processo que se atrela à alienação do uso do tempo de não-trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-21T16:29:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-21T16:29:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2237-549X |
dc.identifier.uri2.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325 |
identifier_str_mv |
BEDIM, B. P. Turismo, espaço e tempo social: acepções teóricas da modernidade em movimento. Geografias, Belo Horizontes, v. 4, p. 07-22, 2008. Disponível em: <http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325>. Acesso em: 02 fev. 2017. 2237-549X |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7282 http://www.igc.ufmg.br/portaldeperiodicos/index.php/geografias/article/view/453/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/7282/1/ARTIGO_TurismoEspa%c3%a7oTempo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 2db2822a7e430eccc2b2f3f66fd33bd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685753376276480 |