Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rosana Areal de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Raphael Ribeiro, Spindula, Alice Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16285
http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499
Resumo: Nossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.
id UFOP_78fa121a9e6265730dbddc7404b3df07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16285
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.Possibilities for understanding a decolonial education in the society proposals of Simón Rodríguez and José Martí.DecolonialSimón RodríguezJosé MartíEducação popularNossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.Our proposal is to off er a reading on Latin American thought through the educational ideas present in the works of Simón Rodríguez (1769-1854) and José Martí (1853-1895) as a possible decolonial pedagogy. We aim to contribute to the production of knowledge around what Luciana Ballestrin (2013) named “decolonial turn”, originating in the 1990s and still under construction, with the intent of envisioning Latin American politics and culture from what was produced by historical subjects, from hybrid cultures, on the axis of south. We reckon the ideas of Rodriguez and Martí a proposal for popular education put into service of autonomy and freedom and which can also be understood as a possible matrix for a Latin American decolonial education.  ereat we seek to add to the constitution of the theoretical supports of history and pedagogy.2023-03-03T20:20:40Z2023-03-03T20:20:40Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, R. A. de.; MACHADO, R. R.; SPINDULA, A. L. Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao>. Acesso em: 06 jul. 2022.2236-6377http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16285http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499O periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/450>. Acesso em: 27 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rosana Areal deMachado, Raphael RibeiroSpindula, Alice Lopesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-03-03T20:20:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16285Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-03-03T20:20:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
Possibilities for understanding a decolonial education in the society proposals of Simón Rodríguez and José Martí.
title Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
spellingShingle Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
Carvalho, Rosana Areal de
Decolonial
Simón Rodríguez
José Martí
Educação popular
title_short Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
title_full Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
title_fullStr Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
title_full_unstemmed Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
title_sort Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí.
author Carvalho, Rosana Areal de
author_facet Carvalho, Rosana Areal de
Machado, Raphael Ribeiro
Spindula, Alice Lopes
author_role author
author2 Machado, Raphael Ribeiro
Spindula, Alice Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rosana Areal de
Machado, Raphael Ribeiro
Spindula, Alice Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonial
Simón Rodríguez
José Martí
Educação popular
topic Decolonial
Simón Rodríguez
José Martí
Educação popular
description Nossa proposta é oferecer uma leitura sobre o pensamento latino-americano por meio das ideias educacionais presentes nas obras de Simón Rodríguez (1769-1854) e José Martí (1853-1895), enquanto uma possível pedagogia decolonial. Visamos contribuir para a produção de conhecimento em torno do que Luciana Ballestrin (2013) chamou de “giro decolonial”, oriundo dos anos de 1990 e ainda em construção, sob os intentos de vislumbrar a política e a cultura latino-americana a partir do que foi produzido pelos sujeitos históricos oriundos das híbridas culturas do eixo sul. Percebemos nas ideias de Rodriguez e Martí, uma proposta de educação popular posta a serviço da autonomia e da liberdade e que pode ser entendida também como possível matriz para uma educação decolonial latino americana. Com isso, buscamos contribuir para a constituição dos suportes teóricos da história e da pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-03T20:20:40Z
2023-03-03T20:20:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, R. A. de.; MACHADO, R. R.; SPINDULA, A. L. Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2236-6377
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16285
http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499
identifier_str_mv CARVALHO, R. A. de.; MACHADO, R. R.; SPINDULA, A. L. Possibilidades para o entendimento de uma educação decolonial nas propostas de sociedade de Simón Rodríguez e José Martí. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2236-6377
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16285
http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.7499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002859316248576