As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Marta Regina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lelo, Thales Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5577
Resumo: O documentário vem adquirindo um espaço notório na produção audiovisual brasileira nos últimos anos, disseminando narrativas sobre questões sociais intrincadas ao cotidiano do homem comum em suas redes de sociabilidade. O propósito deste artigo será então entender como se dão as representações destes sujeitos no contexto fílmico, utilizando como objeto de análise o documentário Fala Tu (2003), do diretor estreante Guilherme Coelho. O filme foi realizado a partir do registro do dia-a-dia de três rappers moradores da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (Macarrão, Combatente e Thogum), durante um período de nove meses, e, através de um foco extremamente intimista, foram captados pelas lentes da câmera do diretor os dramas pessoais destes atores sociais.
id UFOP_7cd14097eee79728554f63a1113eb1ae
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/5577
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Maia, Marta ReginaLelo, Thales Vilela2015-05-28T17:08:59Z2015-05-28T17:08:59Z2011MAIA, M. R.; LELO, T. V. As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil: análise do filme Fala Tu. Razón y Palabra, v. 76, p. 1-16, 2011. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/N/N76/monotematico/07_Maia_M76.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.1608-4806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5577O documentário vem adquirindo um espaço notório na produção audiovisual brasileira nos últimos anos, disseminando narrativas sobre questões sociais intrincadas ao cotidiano do homem comum em suas redes de sociabilidade. O propósito deste artigo será então entender como se dão as representações destes sujeitos no contexto fílmico, utilizando como objeto de análise o documentário Fala Tu (2003), do diretor estreante Guilherme Coelho. O filme foi realizado a partir do registro do dia-a-dia de três rappers moradores da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (Macarrão, Combatente e Thogum), durante um período de nove meses, e, através de um foco extremamente intimista, foram captados pelas lentes da câmera do diretor os dramas pessoais destes atores sociais.La película documental ha adquirido un espacio conocido en la producción audiovisual brasileña en los últimos años, difundiendo narrativas sobre cuestiones sociales intrincadas al cotidiano del hombre común en sus redes sociales. El propósito de este artículo es entonces entender el sentido de las representaciones de estos sujetos en el contexto de la película, mediante el análisis de la pelicula Fala Tu (2003), del debutante director Guilherme Coelho. La película fue hecha en el registro del día a día de tres rappers residentes de la Zona Norte del Río de Janeiro (Macarrão, Combatente y Thogum) durante un período de nueve meses, y a través de un enfoque muy íntimo, fueron capturados por la lente de la cámara del director los dramas personales de estos actores sociales.CotidianoDocumentárioGuilherme CoelhoPelícula documentalHip-HopAs nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOs trabalhos publicados no periódico Razón y Palabra estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Razón y Palabra <http://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/about/submissions>. Acesso em: 18 jul. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82636http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5577/2/license.txtc2ffdd99e58acf69202dff00d361f23aMD52ORIGINALARTIGO_NuancesCinemaDocumentário.pdfARTIGO_NuancesCinemaDocumentário.pdfapplication/pdf508928http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5577/1/ARTIGO_NuancesCinemaDocument%c3%a1rio.pdf62eca817cf89900abec4cf1bbdf50a3aMD51123456789/55772019-07-30 12:43:33.644oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-30T16:43:33Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
title As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
spellingShingle As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
Maia, Marta Regina
Cotidiano
Documentário
Guilherme Coelho
Película documental
Hip-Hop
title_short As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
title_full As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
title_fullStr As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
title_full_unstemmed As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
title_sort As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil : análise do filme Fala Tu.
author Maia, Marta Regina
author_facet Maia, Marta Regina
Lelo, Thales Vilela
author_role author
author2 Lelo, Thales Vilela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Marta Regina
Lelo, Thales Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Documentário
Guilherme Coelho
Película documental
Hip-Hop
topic Cotidiano
Documentário
Guilherme Coelho
Película documental
Hip-Hop
description O documentário vem adquirindo um espaço notório na produção audiovisual brasileira nos últimos anos, disseminando narrativas sobre questões sociais intrincadas ao cotidiano do homem comum em suas redes de sociabilidade. O propósito deste artigo será então entender como se dão as representações destes sujeitos no contexto fílmico, utilizando como objeto de análise o documentário Fala Tu (2003), do diretor estreante Guilherme Coelho. O filme foi realizado a partir do registro do dia-a-dia de três rappers moradores da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (Macarrão, Combatente e Thogum), durante um período de nove meses, e, através de um foco extremamente intimista, foram captados pelas lentes da câmera do diretor os dramas pessoais destes atores sociais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-28T17:08:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-28T17:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, M. R.; LELO, T. V. As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil: análise do filme Fala Tu. Razón y Palabra, v. 76, p. 1-16, 2011. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/N/N76/monotematico/07_Maia_M76.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5577
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1608-4806
identifier_str_mv MAIA, M. R.; LELO, T. V. As nuances do cinema documentário contemporâneo no Brasil: análise do filme Fala Tu. Razón y Palabra, v. 76, p. 1-16, 2011. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/N/N76/monotematico/07_Maia_M76.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2015.
1608-4806
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5577/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/5577/1/ARTIGO_NuancesCinemaDocument%c3%a1rio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c2ffdd99e58acf69202dff00d361f23a
62eca817cf89900abec4cf1bbdf50a3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685727865470976