Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Priscila Daniele de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paulo, Jacks Richard de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618
Resumo: O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.
id UFOP_7d4cbcdd251996b407023f6911571128
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14785
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.Ensino e aprendizagemTeaching and learningO presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.This article presents reflections on the need about geographical concepts in a meaningful way when promoting lessons for children. In this sense, the main objective of this research was to reflect on the contributions to children's learning when addressing geographical concepts linked to Comics. To this end, this eminently qualitative research was based on the precepts of collaborative research and action-research. The research data showed that the Comics chosen and worked make it possible for children to significantly learn about facts and geographical phenomena, representing a facilitating strategy to approach geographical concepts that are part of the students' daily relationships, demonstrating their contributions to the process of teaching, learning and knowledge production.2022-03-30T17:01:29Z2022-03-30T17:01:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.2237-9444http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618Esta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Priscila Daniele dePaulo, Jacks Richard deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-30T17:01:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14785Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-30T17:01:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.
title Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
spellingShingle Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
Oliveira, Priscila Daniele de
Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
title_short Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
title_full Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
title_fullStr Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
title_full_unstemmed Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
title_sort Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
author Oliveira, Priscila Daniele de
author_facet Oliveira, Priscila Daniele de
Paulo, Jacks Richard de
author_role author
author2 Paulo, Jacks Richard de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Priscila Daniele de
Paulo, Jacks Richard de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
topic Ensino e aprendizagem
Teaching and learning
description O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-30T17:01:29Z
2022-03-30T17:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2237-9444
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618
identifier_str_mv OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2237-9444
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002863772696576