Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785 https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618 |
Resumo: | O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento. |
id |
UFOP_7d4cbcdd251996b407023f6911571128 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14785 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.Ensino e aprendizagemTeaching and learningO presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.This article presents reflections on the need about geographical concepts in a meaningful way when promoting lessons for children. In this sense, the main objective of this research was to reflect on the contributions to children's learning when addressing geographical concepts linked to Comics. To this end, this eminently qualitative research was based on the precepts of collaborative research and action-research. The research data showed that the Comics chosen and worked make it possible for children to significantly learn about facts and geographical phenomena, representing a facilitating strategy to approach geographical concepts that are part of the students' daily relationships, demonstrating their contributions to the process of teaching, learning and knowledge production.2022-03-30T17:01:29Z2022-03-30T17:01:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.2237-9444http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618Esta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Priscila Daniele dePaulo, Jacks Richard deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-30T17:01:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14785Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-30T17:01:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics. |
title |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
spellingShingle |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Oliveira, Priscila Daniele de Ensino e aprendizagem Teaching and learning |
title_short |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
title_full |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
title_fullStr |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
title_full_unstemmed |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
title_sort |
Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. |
author |
Oliveira, Priscila Daniele de |
author_facet |
Oliveira, Priscila Daniele de Paulo, Jacks Richard de |
author_role |
author |
author2 |
Paulo, Jacks Richard de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Priscila Daniele de Paulo, Jacks Richard de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem Teaching and learning |
topic |
Ensino e aprendizagem Teaching and learning |
description |
O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-03-30T17:01:29Z 2022-03-30T17:01:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021. 2237-9444 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785 https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021. 2237-9444 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785 https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002863772696576 |