A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos. |
id |
UFCG_3a98b61f27c6ce60289ae1d0623ae775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27114 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.The use of comics as a methodological tool in the teaching and learning of geography.Geografia - ensinoHistórias em quadrinhosEnsino-aprendizagemHQsGeography - teachingComicsTeaching-learningGeografia.A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos.The main objective of this research is to understand how comics can help in the development of learning in a playful and pleasurable way, seeking to awaken new skills in relation to the student's cognitive development process, thus promoting a better construction of geographic concepts, having as field of study the class of the 9th year of elementary school of the State School of Elementary and High School Antônio Francisco Duarte, located in the city of Triunfo-PB. In this way, we sought to overcome the difficulties in the teaching-learning process of Geography, based on the use of comics, as well as the importance of comics in the mediation of teaching. The methodology used is of a qualitative nature, focusing on understanding and deepening knowledge about the phenomena from the participants' perception, thus making a connection with the reality that surrounds them. In this study, an approach called action research was used, which requires a participatory relationship between the researcher and the participants characteristic of the studied context, which aims to increase the researcher's knowledge as well as the participants' level of understanding. Among the results achieved are the work with comics that helps in the understanding of Geographic contents, encouraging creativity, autonomy and criticality of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027PESSOA, Rodrigo BezerraALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.DANTAS, Érida Pereira.2022-08-262022-09-13T13:37:25Z2022-09-132022-09-13T13:37:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T13:37:25Zoai:localhost:riufcg/27114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T13:37:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. The use of comics as a methodological tool in the teaching and learning of geography. |
title |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
spellingShingle |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. DANTAS, Érida Pereira. Geografia - ensino Histórias em quadrinhos Ensino-aprendizagem HQs Geography - teaching Comics Teaching-learning Geografia. |
title_short |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
title_full |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
title_fullStr |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
title_full_unstemmed |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
title_sort |
A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia. |
author |
DANTAS, Érida Pereira. |
author_facet |
DANTAS, Érida Pereira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 PESSOA, Rodrigo Bezerra ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda. SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, Érida Pereira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia - ensino Histórias em quadrinhos Ensino-aprendizagem HQs Geography - teaching Comics Teaching-learning Geografia. |
topic |
Geografia - ensino Histórias em quadrinhos Ensino-aprendizagem HQs Geography - teaching Comics Teaching-learning Geografia. |
description |
A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-26 2022-09-13T13:37:25Z 2022-09-13 2022-09-13T13:37:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114 DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114 |
identifier_str_mv |
DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744554858905600 |