A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Érida Pereira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos.
id UFCG_3a98b61f27c6ce60289ae1d0623ae775
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27114
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.The use of comics as a methodological tool in the teaching and learning of geography.Geografia - ensinoHistórias em quadrinhosEnsino-aprendizagemHQsGeography - teachingComicsTeaching-learningGeografia.A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos.The main objective of this research is to understand how comics can help in the development of learning in a playful and pleasurable way, seeking to awaken new skills in relation to the student's cognitive development process, thus promoting a better construction of geographic concepts, having as field of study the class of the 9th year of elementary school of the State School of Elementary and High School Antônio Francisco Duarte, located in the city of Triunfo-PB. In this way, we sought to overcome the difficulties in the teaching-learning process of Geography, based on the use of comics, as well as the importance of comics in the mediation of teaching. The methodology used is of a qualitative nature, focusing on understanding and deepening knowledge about the phenomena from the participants' perception, thus making a connection with the reality that surrounds them. In this study, an approach called action research was used, which requires a participatory relationship between the researcher and the participants characteristic of the studied context, which aims to increase the researcher's knowledge as well as the participants' level of understanding. Among the results achieved are the work with comics that helps in the understanding of Geographic contents, encouraging creativity, autonomy and criticality of students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027PESSOA, Rodrigo BezerraALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.SOUZA, Marcos Assis Pereira de.DANTAS, Érida Pereira.2022-08-262022-09-13T13:37:25Z2022-09-132022-09-13T13:37:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-13T13:37:25Zoai:localhost:riufcg/27114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-13T13:37:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
The use of comics as a methodological tool in the teaching and learning of geography.
title A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
spellingShingle A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
DANTAS, Érida Pereira.
Geografia - ensino
Histórias em quadrinhos
Ensino-aprendizagem
HQs
Geography - teaching
Comics
Teaching-learning
Geografia.
title_short A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
title_full A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
title_fullStr A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
title_full_unstemmed A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
title_sort A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia.
author DANTAS, Érida Pereira.
author_facet DANTAS, Érida Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
PESSOA, Rodrigo Bezerra
ALVES, Cícera Cecilia Esmeralda.
SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, Érida Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Histórias em quadrinhos
Ensino-aprendizagem
HQs
Geography - teaching
Comics
Teaching-learning
Geografia.
topic Geografia - ensino
Histórias em quadrinhos
Ensino-aprendizagem
HQs
Geography - teaching
Comics
Teaching-learning
Geografia.
description A presente pesquisa tem como principal objetivo entender como as histórias em quadrinhos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, buscando despertar para novas habilidades em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, promovendo assim uma melhor construção dos conceitos geográficos, tendo como campo de estudo a turma do 9° ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Francisco Duarte, situada na cidade de Triunfo-PB. Desta forma, buscou-se superar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Geografia baseando-se na utilização das histórias em quadrinhos, assim como a importância das HQs na mediação do ensino. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, com foco em compreender e aprofundar os conhecimentos sobre os fenômenos desde a percepção dos participantes, fazendo assim uma conexão com a realidade que os rodeia. Nesse estudo foi utilizado uma abordagem denominada pesquisa-ação, na qual requer uma relação participativa entre o pesquisador e os participantes característicos do contexto estudado, onde se objetiva aumentar o conhecimento do pesquisador como também o nível de compreensão dos participantes. Entre os resultados alcançados expõem o trabalho com HQs que auxilia na compreensão dos conteúdos Geográficos, incentivando a criatividade, a autonomia e a criticidade dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2022-09-13T13:37:25Z
2022-09-13
2022-09-13T13:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114
DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27114
identifier_str_mv DANTAS,Érida Pereira.A utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta metodológica no ensino-aprendizagem de geografia . 2022. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744554858905600