O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isaac, Margaret Regina de Assis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10583
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.Universidade Aberta do BrasilPedagogiaEnsino à distânciaPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.The proposal for this research theme is justified by the importance of the EaD Pedagogy course for teacher training. In this way the work had as general objective to investigate the perception of the graduates of the course of Pedagogy in the distance modality, offered by UFOP, within the scope of the UAB, in the pole of João Monlevade. We used the methodological approach of qualitative character, whose data collection instruments were the semistructured interview and questionnaire, as well as a survey and analysis of dissertations and theses of CAPES. In general, the researches surveyed point out the positive and negative aspects, as well as the points of reflection that lead to the search for improvement of education, based on the UAB system. The analysis of the data of the questionnaire showed a positive evaluation of the Distance Pedagogy course at UFOP by the majority of the graduates investigated, who presented themselves as subjects compromised by the search for continuing education, sparking hopes for an awakening of changes. Among the research findings, we noticed that UFOP has, through its managers, teachers and other professionals, sought to promote training spaces, based on reflections during classes, not limited to only the hours allocated to the practices, as is the case of the mandatory internship.Nunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio deGarbin, Tânia RossiCunha, Maria Amália de AlmeidaNunes, Célia Maria FernandesIsaac, Margaret Regina de Assis2018-12-11T11:57:40Z2018-12-11T11:57:40Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfIsaac, Margaret Regina de Assis. O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10583Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-12-11T11:57:40Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10583Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-12-11T11:57:40Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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