Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554 https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147 |
Resumo: | Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas. |
id |
UFOP_801e6a887170d2455c205ae5b8279895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9554 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP.História da educaçãoInstrução públicaHistoriografia educacionalTendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas.Topics for a better understanding of the publications of Primitivo Moacyr´s books in the complex scenario of the 1930s and 1940s in Brazil are analyzed. They are foregrounded on the intentionality of historical production and the scientific status applied to education by the signatories of the 1932 Manifesto. Under the aegis of the modus operandi of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB), Moacyr produced a history of education disseminated in historical congresses and published by the Companhia Editora Nacional. Further, he became a researcher for the National Institute of Pedagogical Studies (INEP) and several books were published by the government press. In fact, he achieved national acknowledgement. INEP´s aimed at acknowledging and systematically retrieving educational experiences to intervene in, reform or revolutionize Brazilian education, to which Moacyr´s contributions were highly relevant. Results show that Moacyr started a type of History of Brazilian Education retrieved from archive research.2018-02-19T13:06:56Z2018-02-19T13:06:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCARVALHO, R. A. de; MACHADO, R. R. Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 4, p. 355-364, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28147>. Acesso em: 16 jan. 2018.2178-5201http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147O periódico Acta Scientiarum. Education permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/159>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rosana Areal deMachado, Raphael Ribeiroporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-12T15:16:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9554Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-12T15:16:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
title |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
spellingShingle |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. Carvalho, Rosana Areal de História da educação Instrução pública Historiografia educacional |
title_short |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
title_full |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
title_fullStr |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
title_full_unstemmed |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
title_sort |
Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. |
author |
Carvalho, Rosana Areal de |
author_facet |
Carvalho, Rosana Areal de Machado, Raphael Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Raphael Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rosana Areal de Machado, Raphael Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Instrução pública Historiografia educacional |
topic |
História da educação Instrução pública Historiografia educacional |
description |
Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-02-19T13:06:56Z 2018-02-19T13:06:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, R. A. de; MACHADO, R. R. Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 4, p. 355-364, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28147>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2178-5201 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554 https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, R. A. de; MACHADO, R. R. Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 4, p. 355-364, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28147>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2178-5201 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554 https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002856119140352 |