Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Samir
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9982
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_80e5a05d7bf25a9a84a3f0bf9853fb33
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/9982
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Antunes, SamirBortolini, Neide das Graças de SouzaTurrer, Daisy LeiteMaciel, Paulo Marcos CardosoBortolini, Neide das Graças de Souza2018-06-08T15:44:05Z2018-06-08T15:44:05Z2018ANTUNES, Samir. Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas. 2018. 204 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9982Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo objetivou apresentar elementos de teatralidade na obra literária O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de la Mancha (1605 e 1615), do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para identificar tais elementos, são utilizados, além das noções acerca da teatralidade, pesquisas nas áreas da commedia dell'arte e do entremez Los Romances. Foram investigados aspectos da biografia de Miguel de Cervantes relativos à sua presença no teatro espanhol entre os séculos XVI e XVII. Tudo isso foi organizado a partir das imagens cênicas da obra Dom Quixote, levando-se em consideração os dois tomos. Os principais teóricos e pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa foram Josette Féral, José Sanchis Sinisterra, Marco Antônio Lopes, Amparo Juan Bolufer, Edwirgens de Almeida, Julio Vélez-Sainz, Héctor Urzáiz, Roberta Barni, Ramón Menéndez Pidal, Jean Canavaggio, Roger Chartier, André Carreira, entre outros. As teatralidades presentes em Dom Quixote são reconhecidas pela dimensão do olhar do leitor/espectador, inerente ao teatro, mediante a obra; pela construção literária cervantina, tendo como base as personagens e roteiros teatrais (canovaccio) da commedia dell'arte e, também, a dramaturgia do entremez Los Romances; e pela anacronia advinda da multiplicidade de gêneros literários que compõem as narrativas secundárias se entrecruzando à principal – dom Quixote e Sancho Pança. Foram considerados, ainda, nesta visada cênico-literária, os elementos autobiográficos que o próprio autor inseriu na história, tais como os desdobramentos da figura do narrador como personagem e autor, ou das demais personagens da obra. Tudo isso revela a construção cênica de Dom Quixote e sua forte presença no teatro da atualidade, inclusive há exemplificações de obras teatrais decorrentes dessa eminente literatura e do teatro contemporâneo, evidenciando a anacronia dessa obra.Este estudio objetivó presentar elementos de teatralidad en la obra literaria El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha (1605 y 1615) del escritor español Miguel de Cervantes. Para identificar tales elementos, se utilizan, además de las nociones acerca de la teatralidad, investigaciones en las áreas de la commedia dell'arte y del entremez Los Romances. Se investigaron aspectos de la biografía de Miguel de Cervantes relativos a su presencia en el teatro español entre los siglos XVI y XVII. Todo ello fue organizado a partir de las imágenes escénicas en la obra Don Quijote tomando en consideración los dos tomos. Los principales teóricos e investigadores que contribuyen al desarrollo de la investigación fueron Josette Féral, José Sanchis Sinisterra, Marco Antônio Lopes, Amparo Juan Bolufer, Edwirgens de Almeida, Julio Vélez-Sainz, Héctor Urzáiz, Roberta Barni, Ramón Menéndez Pidal, Jean Canavaggio, Roger Chartier, André Carreira, entre otros. Las teatralidades presentes en Don Quijote son reconocidas por la dimensión de la mirada del lector/espectador, inherente al teatro, mediante la obra; por la construcción literaria cervantina, teniendo como base los personajes y guiones teatrales (canovaccio) de la commedia dell'arte y, también, la dramaturgia del entremez Los Romances; y por la anacronia proveniente de la multiplicidad de géneros literarios que componen las narrativas secundarias entrecruzándose con la principal – don Quijote y Sancho Panza. Se consideraron, además, en esta mirada escénico-literaria, los elementos autobiográficos que el propio autor insertó en la historia, tales como los desdoblamientos de la figura del narrador como personaje y autor, o de los demás personajes de la obra. Todo ello revela la construcción escénica de Don Quijote y su fuerte presencia del teatro en la actualidad, incluso hay ejemplificaciones de obras teatrales derivadas de esta eminente literatura y del teatro contemporáneo, evidenciando la anacronía de esa obra.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel de Cervantes Saavedra - 1547-1616Arte e literaturaDa presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_PresençaTeatralidadesObra.pdfDISSERTAÇÃO_PresençaTeatralidadesObra.pdfapplication/pdf4276066http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Presen%c3%a7aTeatralidadesObra.pdf622315e626c3fd7fe5c170d51ae953dbMD51123456789/99822018-06-11 11:03:02.849oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-06-11T15:03:02Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
title Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
spellingShingle Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
Antunes, Samir
Miguel de Cervantes Saavedra - 1547-1616
Arte e literatura
title_short Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
title_full Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
title_fullStr Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
title_full_unstemmed Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
title_sort Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas.
author Antunes, Samir
author_facet Antunes, Samir
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
Turrer, Daisy Leite
Maciel, Paulo Marcos Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Samir
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
contributor_str_mv Bortolini, Neide das Graças de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Miguel de Cervantes Saavedra - 1547-1616
Arte e literatura
topic Miguel de Cervantes Saavedra - 1547-1616
Arte e literatura
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-08T15:44:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-06-08T15:44:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANTUNES, Samir. Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas. 2018. 204 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9982
identifier_str_mv ANTUNES, Samir. Da presença de teatralidades na obra literária Dom Quixote : entre imagens cênicas. 2018. 204 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9982/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Presen%c3%a7aTeatralidadesObra.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
622315e626c3fd7fe5c170d51ae953db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685742438580224