A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/00130000057z7 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10468 |
Resumo: | Discutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP). |
id |
UFOP_829d5a6db4d33e927afdea6d53836c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10468 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes.The physics as structure of technical knowledge from the perspective of students.InterdisciplinaridadeEducação profissional e tecnológicaPercepção dos estudantesInterdisciplinarityProfessional and technological educationDiscutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).Discussing the interfaces between scientific education and professional and technological education involves several factors that compose the concrete conditions of teaching and learning activities. With the aim of expand the debate about the interdisciplinarity between the curricular components known as propedeutics and techniques, this paper focuses on the student's perception. The students are essential subjects in the institutional composition and, ultimately, reason for the existence of the educational institutions. Among the several aspects that compose the interactions between scientific education and professional education, the objective of this paper is to present and discuss results of students' perceptions about the content relations of the Physics curricular component in the composition of professional courses. For that, a questionnaire was created, validated and applied for data collection and posterior quantitative analysis; the method adopted was descriptive statistics. The sample consists of 249 students of the second and third years of technical courses integrated to the high school of the IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).2018-10-29T14:21:11Z2018-10-29T14:21:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, G. da S. et al. A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 1, p. 77-94, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6884>. Acesso em: 16 jun. 2018.19824866http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10468ark:/61566/00130000057z7Os trabalhos publicados pela Revista Dynamis estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Dynamis <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Guilherme da SilvaCosta Júnior, Édio daRoa, Daniel BretasRodrigues, Erica CastilhoJammal, Nathany Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T16:30:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10468Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T16:30:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. The physics as structure of technical knowledge from the perspective of students. |
title |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
spellingShingle |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Lima, Guilherme da Silva Interdisciplinaridade Educação profissional e tecnológica Percepção dos estudantes Interdisciplinarity Professional and technological education |
title_short |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
title_full |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
title_fullStr |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
title_full_unstemmed |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
title_sort |
A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. |
author |
Lima, Guilherme da Silva |
author_facet |
Lima, Guilherme da Silva Costa Júnior, Édio da Roa, Daniel Bretas Rodrigues, Erica Castilho Jammal, Nathany Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Costa Júnior, Édio da Roa, Daniel Bretas Rodrigues, Erica Castilho Jammal, Nathany Ferreira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Guilherme da Silva Costa Júnior, Édio da Roa, Daniel Bretas Rodrigues, Erica Castilho Jammal, Nathany Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Educação profissional e tecnológica Percepção dos estudantes Interdisciplinarity Professional and technological education |
topic |
Interdisciplinaridade Educação profissional e tecnológica Percepção dos estudantes Interdisciplinarity Professional and technological education |
description |
Discutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-29T14:21:11Z 2018-10-29T14:21:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, G. da S. et al. A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 1, p. 77-94, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6884>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19824866 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10468 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/00130000057z7 |
identifier_str_mv |
LIMA, G. da S. et al. A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 1, p. 77-94, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6884>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19824866 ark:/61566/00130000057z7 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705760702857216 |