Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Paula Stockler
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18080
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_8e2fb0d1e62858276b61d297b117879c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18080
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.Extensão universitáriaQuímica - estudo e ensinoEducaçãoOuro Preto - Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.The hegemony of scientific knowledge has been uniformly established in the educational structure. However, this paradigm has been opportunistically updated in some formative fields, such as University Outreach Programs. In a pluralistic society, a single knowledge is seen as suppressive, making multiculturalism in scientific education a pedagogical action based on the Dialogue of Knowledge. This qualitative exploratory research reflects on the importance of the principle of dialogicity for Science Teaching in extracurricular activities, hereafter outreach programs. Academic and school chemical knowledge was represented through university teaching, establishing a dialogue with the knowledge presented at Mina Du Veloso, a tourist and historical collection of mining in Ouro Preto - MG. Interactive Circles (IC), composed of personnel from the Department of Chemistry (DEQUI) of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), and educational agents conducting guided tours at Mina Du Veloso, were investigated. Data collection involved field diaries, interviews, and questionnaires with five members of each IC, totaling ten respondents. Textual Discursive Analysis (TDA) revealed two analytical categories: (1) Perception of University Outreach Programs and (2) Dialogue of Knowledge. The study aimed to characterize Outreach Programs in participants' views, associating their understanding of popular and scientific knowledge with the academic formation process. While the analysis suggests a compartmentalized notion of knowledge, leading to an understanding of University Outreach Programs as a means of assistance, it also indicates openness in the academic and non-academic community to the heterogeneity of knowledge in educational processes.Souza, Gilmar Pereira deTeixeira, Kelison RicardoMaia, Cristina de OliveiraSouza, Gilmar Pereira deBarbosa, Paula Stockler2024-02-29T20:52:24Z2024-02-29T20:52:24Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARBOSA, Paula Stockler. Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18080http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 20/02/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:01:09Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18080Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:01:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
title Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
spellingShingle Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
Barbosa, Paula Stockler
Extensão universitária
Química - estudo e ensino
Educação
Ouro Preto - Minas Gerais
title_short Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
title_full Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
title_fullStr Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
title_full_unstemmed Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
title_sort Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.
author Barbosa, Paula Stockler
author_facet Barbosa, Paula Stockler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Gilmar Pereira de
Teixeira, Kelison Ricardo
Maia, Cristina de Oliveira
Souza, Gilmar Pereira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Paula Stockler
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Química - estudo e ensino
Educação
Ouro Preto - Minas Gerais
topic Extensão universitária
Química - estudo e ensino
Educação
Ouro Preto - Minas Gerais
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-02-29T20:52:24Z
2024-02-29T20:52:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Paula Stockler. Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18080
identifier_str_mv BARBOSA, Paula Stockler. Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329291005329408