A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233 |
Resumo: | A análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando. |
id |
UFOP_8fc1163387953d1efa5e2ea1c81dbc53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10233 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.The search for an interdisciplinary and contextualized curriculum from integrated technical education to middle school.ContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEnsino integradoCurriculumContextualizationA análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.The analysis of the mathematics discipline integration along with other disciplines offered in the Integrated High School Technical Professional Education is the purpose of this paper, which presents the results of an empirical research based on reflections of authors who discuss mathematics teaching and the secondary level of professionaleducation. The survey showed that there is a relationship between technical subjects and mathematics, since the first, in some cases, require the knowledge of the second so that its content is understood by students. We concluded that it is possible to list the Mathematics subjects that can be taught in the Integrated School in a context and interdisciplinary manner in order to meet the demand of technical disciplines, of mathematics and the professional educational purpose of the course.2018-09-24T16:14:15Z2018-09-24T16:14:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018.19804415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233Os trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda PereiraNunes, Célia Maria FernandesViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-09-24T16:14:15Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-09-24T16:14:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. The search for an interdisciplinary and contextualized curriculum from integrated technical education to middle school. |
title |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
spellingShingle |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Santos, Fernanda Pereira Contextualização Interdisciplinaridade Ensino integrado Curriculum Contextualization |
title_short |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
title_full |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
title_fullStr |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
title_full_unstemmed |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
title_sort |
A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. |
author |
Santos, Fernanda Pereira |
author_facet |
Santos, Fernanda Pereira Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Pereira Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextualização Interdisciplinaridade Ensino integrado Curriculum Contextualization |
topic |
Contextualização Interdisciplinaridade Ensino integrado Curriculum Contextualization |
description |
A análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-24T16:14:15Z 2018-09-24T16:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19804415 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233 |
identifier_str_mv |
SANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19804415 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002808387960832 |