A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233
Resumo: A análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.
id UFOP_8fc1163387953d1efa5e2ea1c81dbc53
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10233
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.The search for an interdisciplinary and contextualized curriculum from integrated technical education to middle school.ContextualizaçãoInterdisciplinaridadeEnsino integradoCurriculumContextualizationA análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.The analysis of the mathematics discipline integration along with other disciplines offered in the Integrated High School Technical Professional Education is the purpose of this paper, which presents the results of an empirical research based on reflections of authors who discuss mathematics teaching and the secondary level of professionaleducation. The survey showed that there is a relationship between technical subjects and mathematics, since the first, in some cases, require the knowledge of the second so that its content is understood by students. We concluded that it is possible to list the Mathematics subjects that can be taught in the Integrated School in a context and interdisciplinary manner in order to meet the demand of technical disciplines, of mathematics and the professional educational purpose of the course.2018-09-24T16:14:15Z2018-09-24T16:14:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018.19804415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233Os trabalhos publicados na Bolema estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda PereiraNunes, Célia Maria FernandesViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-09-24T16:14:15Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-09-24T16:14:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
The search for an interdisciplinary and contextualized curriculum from integrated technical education to middle school.
title A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
spellingShingle A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
Santos, Fernanda Pereira
Contextualização
Interdisciplinaridade
Ensino integrado
Curriculum
Contextualization
title_short A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
title_full A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
title_fullStr A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
title_full_unstemmed A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
title_sort A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio.
author Santos, Fernanda Pereira
author_facet Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Contextualização
Interdisciplinaridade
Ensino integrado
Curriculum
Contextualization
topic Contextualização
Interdisciplinaridade
Ensino integrado
Curriculum
Contextualization
description A análise da integração da disciplina Matemática juntamente às demais ofertadas no Ensino Médio Integrado a Educação Profissional Técnica consiste no objetivo deste artigo, que apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem o ensino de Matemática e a educação profissional de nível médio. O estudo apontou que existe relação entre as disciplinas técnicas e a Matemática, visto que as primeiras, em alguns casos, necessitam dos conhecimentos da segunda para que seus assuntos sejam apreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que é possível elencar os assuntos de Matemática que podem ser ministrados no Ensino Médio Integrado de forma contextualizada e interdisciplinar, a fim de atender a demanda das disciplinas técnicas, da Matemática e o objetivo formativo profissional do educando.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-24T16:14:15Z
2018-09-24T16:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19804415
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233
identifier_str_mv SANTOS, F. P. et al. A busca de um currículo interdisciplinar e contextualizado para ensino técnico integrado ao médio. Bolema, Rio Claro, v. 31, n. 57, p. 517-536, abr. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-636X2017000100027&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19804415
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002808387960832