As repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana : influências da comunidade na existência de uma bolha social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Raiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bravin, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18380
Resumo: Este trabalho analisa como as repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana influenciam e mantém uma bolha social. Foram usadas técnicas inspiradas na etnografia, netnografia, observação participante e não-participante. Também foram utilizadas entrevistas de cerca de uma hora cada com dois decanos, cada um representante de cada república observada e com a vice-decana de uma das casas. As perguntas foram roteirizadas previamente assegurando respostas necessárias, mas o prolongamento de tais respostas pelos entrevistados foi permitido sem impedimento. As entrevistas foram registradas integralmente em um diário de campo e as informações obtidas foram guia essencial para este trabalho. Considera-se que a bolha social contribui para o déficit de informações e experiências existentes “do lado de fora” e a comunidade termina por não compartilhar substancialmente da cultura das cidades que a recebem.
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spelling As repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana : influências da comunidade na existência de uma bolha social.Ouro Preto and Mariana Sororities and Fraternities : the community influences in the existence of a social bubble.TradiçãoIdentidadeRepúblicasComunidadeBolha epistêmicaEste trabalho analisa como as repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana influenciam e mantém uma bolha social. Foram usadas técnicas inspiradas na etnografia, netnografia, observação participante e não-participante. Também foram utilizadas entrevistas de cerca de uma hora cada com dois decanos, cada um representante de cada república observada e com a vice-decana de uma das casas. As perguntas foram roteirizadas previamente assegurando respostas necessárias, mas o prolongamento de tais respostas pelos entrevistados foi permitido sem impedimento. As entrevistas foram registradas integralmente em um diário de campo e as informações obtidas foram guia essencial para este trabalho. Considera-se que a bolha social contribui para o déficit de informações e experiências existentes “do lado de fora” e a comunidade termina por não compartilhar substancialmente da cultura das cidades que a recebem.This work aims to analyze how the sorority and fraternity lifestyle in Ouro Preto and Mariana influences and keeps a social buble. There were used a combination of techniques inspired by ethnography, netnography, participant and non-participant observation. Interviews about one hour long were also used with the presidents of two houses, each one representing one house, besides one of the houses vice president. The questions were previously written to ensure the necessary answers, but their extension was permitted without interruption The interviews were fully registered in a field journal and the informations obtained were an essential guide for this work. The social bubble causes a deficit of information and experiences existing on the outside and the community does not substantially share of the local culture.2024-08-22T21:16:02Z2024-08-22T21:16:02Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, R.; BRAVIN, A. As repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana: influências da comunidade na existência de uma bolha social. INICIACOM: Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação Social, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 10-25, abr./jun. 2023.. Disponível em: <https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4351>. Acesso em: 01 ago. 2024.1980-3494https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18380Os trabalhos publicados na Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação são de uso gratuito, podendo ser utilizados em aplicações educacionais e não-comerciais, depositados em um repositório da instituição dos autores docentes, desde que citada a fonte. Fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica em Comunicação <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/iniciacom/index>. Acesso em: 16 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, RaianeBravin, Adrianaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-22T21:16:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18380Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-22T21:16:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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