A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luis Gustavo Ferigati
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13399
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_92f4ca57d3551ee2521d82c15dc68833
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13399
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Pereira, Luis Gustavo FerigatiDias, Luciana da CostaCarmo, Ana Carolina RigoniGasperi, Marcelo Eduardo Rocco deDias, Luciana da Costa2021-07-22T17:45:38Z2021-07-22T17:45:38Z2021PEREIRA, Luis Gustavo Ferigati. A origem e as sombras: interseções entre ritual, memória e performance. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13399Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa tem por objetivo discutir a performance como possibilidade de atualização dos mitos na época contemporânea, ainda que escapando a uma religiosidade em sentido tradicional. Para tanto, utiliza-se a obra de Orlan e Marina Abramovic como estudo de caso. Através da metodologia de revisão bibliográfica, dividiu-se a investigação em três momentos. O primeiro, sobre a relação entre mito e ritual, traça um panorama do “tempo primordial” ou tempo de origem e suas possibilidades de atualização no contemporâneo. O segundo momento (ou capítulo) se aprofunda na possibilidade de a performance art atuar como resgate dos mitos na contemporaneidade, através – sobretudo – da centralidade do corpo (body art), em suas possibilidades (i.e: o corpo performático como corpo transitorial, lugar de passagem e corpo liminar) na obra de Orlan e Marina Abramovic. Cabe observar que o referencial teórico utilizado para estes dois primeiros momentos girou, sobretudo, em torno de autores como Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. Finalizando, no terceiro e último momento desta pesquisa, aborda-se criticamente a parte final da obra de Marina Abramovic e sua(s) vinda(s) ao Brasil (entre os anos de 2012 e 2015) através da contraposição ao conceito de “outro teatro” de Zeca Ligiéro (2019), conceito que busca, justamente, fugir de uma narrativa eurocêntrica e que abre uma perspectiva que nos permite, à título de considerações finais, pensar um pouco para além dos limites de uma história unívoca para a performance, a arte e o teatro.This research aims to discuss performance as a possibility of updating myths in contemporary times, although escaping a religiosity in the traditional sense. For that matter, Orlan and Marina Abramovich's work is used as a case study. Through the literature review methodology, the research was divided into three stages. Stage one, on the relationship between myth and ritual, traces an outlook of “primordial time”, or time of origin, and its possibilities for updating the contemporary. Stage two delves into the possibility of performance art to play a role of rescuing myths in contemporary times, through - above all - the centrality of the body (body art) and its possibilities (i.e.: the performing body as a transitorial body, place of passage and liminal body) in the work of Orlan and Marina Abramovic. It should be noted that the theoretical framework used for these first two moments revolved around authors such as Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung, and Mircea Eliade. The third and last stage of this research critically approaches the final part of the work of Marina Abramovic and her coming(s) to Brazil (between the years 2012 and 2015) through the contraposition to the concept of “other theatre” by Zeca Ligiéro (2019), a concept that seeks, precisely, to escape from a Eurocentric narrative and opens a perspective that allows us, in the final considerations, to think beyond the limits of a single History of performance, art and theatre.http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessMito na arteRitos de iniciaçãoPerformance - arteMarina AbramovicOrlanA origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALDISSERTAÇÃO_OrigemSombrasInterseções.pdfDISSERTAÇÃO_OrigemSombrasInterseções.pdfapplication/pdf30071016http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_OrigemSombrasInterse%c3%a7%c3%b5es.pdf9c22bb11f7bc541080ab951484ffe4cfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/2/license_rdf9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53123456789/133992021-07-22 13:45:44.096oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-07-22T17:45:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
title A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
spellingShingle A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
Pereira, Luis Gustavo Ferigati
Mito na arte
Ritos de iniciação
Performance - arte
Marina Abramovic
Orlan
title_short A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
title_full A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
title_fullStr A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
title_full_unstemmed A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
title_sort A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
author Pereira, Luis Gustavo Ferigati
author_facet Pereira, Luis Gustavo Ferigati
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Dias, Luciana da Costa
Carmo, Ana Carolina Rigoni
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Luis Gustavo Ferigati
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Luciana da Costa
contributor_str_mv Dias, Luciana da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Mito na arte
Ritos de iniciação
Performance - arte
Marina Abramovic
Orlan
topic Mito na arte
Ritos de iniciação
Performance - arte
Marina Abramovic
Orlan
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-22T17:45:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-22T17:45:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Luis Gustavo Ferigati. A origem e as sombras: interseções entre ritual, memória e performance. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13399
identifier_str_mv PEREIRA, Luis Gustavo Ferigati. A origem e as sombras: interseções entre ritual, memória e performance. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_OrigemSombrasInterse%c3%a7%c3%b5es.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/2/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13399/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c22bb11f7bc541080ab951484ffe4cf
9868ccc48a14c8d591352b6eaf7f6239
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1797950123030872064