O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Carolina de Pinho Barroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_9310ed019bab63723bbe3a7b3b77fc58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7870
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.Corpo como suporte da arte - corpo limiarImpulsoTeatro na arteDança - preparação corporalPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa dissertação aborda a relação entre o corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos relevantes para a construção de precisão cênica baseada na coexistência entre técnica e expressividade. O conceito de impulso parte das pesquisas de Jerzy Grotowski e o conceito de limiar é trazido das pesquisas de Walter Benjamin e Victor Turner, em diálogo com reflexões das artes do corpo. Ambos são analisados dentro da prática, a partir de um diálogo entre processos criativos da dança (dança contemporânea, dança teatro e Butoh) e do teatro, na perspectiva de Jerzy Grotowski. Não acreditamos aqui na elaboração de um método, mas buscamos trazer questionamentos e possibilidades que contribuam para processos criativos nas artes do corpo.This dissertation addresses the relationship between the threshold body and the passage of impulses as relevant elements for the construction of scenic precision based on the coexistence between technique and expressiveness. The concept of impulse came from Jerzy Grotowski's research and the concept of threshold is brought from the research of Walter Benjamin and Victor Turner in dialogue with reflections of the body's arts. Both are analyzed within practice, from a dialogue between creative processes of dance (contemporary dance, dance theater and Butoh) and theater, from the perspective of Jerzy Grotowski. We do not believe in the elaboration of a method, but we seek to bring in questions and possibilities that contribute to creative processes in the arts of the body.Gomes, Ricardo CarlosGomes, Ricardo CarlosLima, Carla Andréa SilvaQuilici, Cassiano SidowBortolini, Neide das Graças de SouzaMagalhães, Carolina de Pinho Barroso2017-06-05T13:00:37Z2017-06-05T13:00:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-11-22T15:44:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-11-22T15:44:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
title O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
spellingShingle O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
Magalhães, Carolina de Pinho Barroso
Corpo como suporte da arte - corpo limiar
Impulso
Teatro na arte
Dança - preparação corporal
title_short O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
title_full O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
title_fullStr O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
title_full_unstemmed O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
title_sort O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
author Magalhães, Carolina de Pinho Barroso
author_facet Magalhães, Carolina de Pinho Barroso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Ricardo Carlos
Gomes, Ricardo Carlos
Lima, Carla Andréa Silva
Quilici, Cassiano Sidow
Bortolini, Neide das Graças de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Carolina de Pinho Barroso
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo como suporte da arte - corpo limiar
Impulso
Teatro na arte
Dança - preparação corporal
topic Corpo como suporte da arte - corpo limiar
Impulso
Teatro na arte
Dança - preparação corporal
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-05T13:00:37Z
2017-06-05T13:00:37Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870
identifier_str_mv MAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002837806809088