O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_9310ed019bab63723bbe3a7b3b77fc58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/7870 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski.Corpo como suporte da arte - corpo limiarImpulsoTeatro na arteDança - preparação corporalPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa dissertação aborda a relação entre o corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos relevantes para a construção de precisão cênica baseada na coexistência entre técnica e expressividade. O conceito de impulso parte das pesquisas de Jerzy Grotowski e o conceito de limiar é trazido das pesquisas de Walter Benjamin e Victor Turner, em diálogo com reflexões das artes do corpo. Ambos são analisados dentro da prática, a partir de um diálogo entre processos criativos da dança (dança contemporânea, dança teatro e Butoh) e do teatro, na perspectiva de Jerzy Grotowski. Não acreditamos aqui na elaboração de um método, mas buscamos trazer questionamentos e possibilidades que contribuam para processos criativos nas artes do corpo.This dissertation addresses the relationship between the threshold body and the passage of impulses as relevant elements for the construction of scenic precision based on the coexistence between technique and expressiveness. The concept of impulse came from Jerzy Grotowski's research and the concept of threshold is brought from the research of Walter Benjamin and Victor Turner in dialogue with reflections of the body's arts. Both are analyzed within practice, from a dialogue between creative processes of dance (contemporary dance, dance theater and Butoh) and theater, from the perspective of Jerzy Grotowski. We do not believe in the elaboration of a method, but we seek to bring in questions and possibilities that contribute to creative processes in the arts of the body.Gomes, Ricardo CarlosGomes, Ricardo CarlosLima, Carla Andréa SilvaQuilici, Cassiano SidowBortolini, Neide das Graças de SouzaMagalhães, Carolina de Pinho Barroso2017-06-05T13:00:37Z2017-06-05T13:00:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-11-22T15:44:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7870Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-11-22T15:44:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
title |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
spellingShingle |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. Magalhães, Carolina de Pinho Barroso Corpo como suporte da arte - corpo limiar Impulso Teatro na arte Dança - preparação corporal |
title_short |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
title_full |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
title_fullStr |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
title_full_unstemmed |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
title_sort |
O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica : processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. |
author |
Magalhães, Carolina de Pinho Barroso |
author_facet |
Magalhães, Carolina de Pinho Barroso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Ricardo Carlos Gomes, Ricardo Carlos Lima, Carla Andréa Silva Quilici, Cassiano Sidow Bortolini, Neide das Graças de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Carolina de Pinho Barroso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo como suporte da arte - corpo limiar Impulso Teatro na arte Dança - preparação corporal |
topic |
Corpo como suporte da arte - corpo limiar Impulso Teatro na arte Dança - preparação corporal |
description |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-05T13:00:37Z 2017-06-05T13:00:37Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Carolina de Pinho Barroso. O corpo limiar e a passagem de impulsos como elementos de precisão cênica: processos criativos entre a dança e o teatro de Jerzy Grotowski. 2017. 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002837806809088 |