Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jaciara Pizzatti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3443
Resumo: Esta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico.
id UFOP_96458fdb3879161f754951e394e6c352
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3443
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.Linguística aplicadaAvaliação educacionalSalas de aulaLíngua inglesa – estudo e ensinoEsta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico.This study addresses the linguistic constructions of appraisal of a teacher of English as Foreign Language in interaction with her students, having as the axis of analysis the uses of a textbook in her classes. In order to pursue this, in this study I have mapped, categorized and interpreted the teacher’s conceptions, present in her discursive production, of how reliable was the textbook for teaching and learning English in a specific context: high school level students from an educational public system in a Brazilian small town. The methodology adopted was based on a descriptive and qualitative ground, oriented by an interpretativistic approach (MOITALOPES, 1994), whose procedure also followed an ethnographic orientation (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) for collecting the data. The focus of analysis was the speech events of the microcontext of the classroom in which the linguistic and discursive productions of the teacher in interaction with her students could be filmed by the researcher. The data was then analyzed through the lens of Appraisal System, developed by Martin and White (2005). The emphasis was the investigation of the evaluative attitudes of the teacher, that emerged from her discursive interactions with the students, towards the uses of the textbook as a resource for teaching and learning the target language. The analyses have shown that the great majority of the linguistic elements of evaluation that the teacher produced relied on the subsystem of appreciation, which seemed to be the most relevant linguistic resource to form the teacher’s attitudinal behavior in relation to the uses of the textbook in her classes. More specifically still, the analyses have also demonstrated that the more the teacher expressed her appreciation towards the uses of the book, the more she construed a negative evaluation of it. This finding indicates that Appraisal can be a rich linguistic resource to unveil how the interactants’ classroom discourses adopt particular standpoints concerning the textbook in use and its role for helping the teacher construe her own view or conception of teaching.Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Rodrigues Júnior, Adail SebastiãoSoares, Jaciara Pizzatti2014-02-04T12:30:50Z2014-02-04T12:30:50Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, J. P. Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3443Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 08/01/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-04-29T12:48:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3443Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-04-29T12:48:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
title Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
spellingShingle Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
Soares, Jaciara Pizzatti
Linguística aplicada
Avaliação educacional
Salas de aula
Língua inglesa – estudo e ensino
title_short Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
title_full Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
title_fullStr Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
title_full_unstemmed Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
title_sort Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula.
author Soares, Jaciara Pizzatti
author_facet Soares, Jaciara Pizzatti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jaciara Pizzatti
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Avaliação educacional
Salas de aula
Língua inglesa – estudo e ensino
topic Linguística aplicada
Avaliação educacional
Salas de aula
Língua inglesa – estudo e ensino
description Esta pesquisa, situada na interface entre a Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978, 1977/2002; EGGINS, 2004; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e os estudos sobre o discurso da sala de aula sob o viés funcionalista (CHRISTIE, 2002; SCHLEPPEGRELL, 2001, 2006), tem como objetivo geral investigar as avaliações presentes nas práticas discursivas de uma professora de Língua Inglesa do ensino médio da rede pública de ensino de Ouro Preto, Minas Gerais, quando eminteração com seus alunos, com o propósito de mapear, categorizar e interpretar suas concepções, materializadas em seu discurso, acerca dos usos do livro didático de Língua Inglesa, no microcontexto de sua sala de aula. Para tanto, este estudo, de natureza qualitativo-descritiva e de caráter interpretativista (MOITALOPES, 1994), faz uso de ferramentas etnográficas (GREEN; BLOOME, 1997; RODRIGUES-JÚNIOR, 2007; 2012) para a coleta dos dados. As análises tiveram como foco o discurso oral produzido pelos colaboradores da pesquisa, registrado por meio da filmagem dos eventos de fala que ocorreram no microcontexto da sala de aula investigada. Esses dados, após transcrição, constituíram o corpus desta pesquisa, o qual foi analisado com base na teoria de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; MARTIN; ROSE, 2007). A ênfase das análises recaiu sobre o aspecto semântico-discursivo das avaliações de atitude da professora, materializadas nas interações entre professora e alunos. As análises evidenciaram apenas ocorrências de apreciação, indicando que esse subsistema formou a base do mapeamento atitudinal da professora em relação ao livro didático e seus usos. Além disso, as análises mostraram que, à medida que utilizava o livro didático em suas aulas, a professora construiu um perfil atitudinal de apreciação negativa nas interações com seus alunos. Através da análise da atitude avaliativa a pesquisa tentou demonstrar como a análise semântico-discursiva contribuiu para revelar as concepções da professora em relação aos usos do livro didático e seu papel na constituição de seu fazer pedagógico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-02-04T12:30:50Z
2014-02-04T12:30:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, J. P. Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3443
identifier_str_mv SOARES, J. P. Representações semântico-discursivas de atitude avaliativa de uma professora de inglês da rede pública de ensino acerca dos usos do livro didático em sala de aula. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002806152396800