A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kerley dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400
Resumo: Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
id UFOP_99689ffbcab01d93fee3b6d6dff45783
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14400
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.Tourist activity under the focus of social pedagogy.Educação não-formalTurismoComunidadeNon-formal educationCommunityEsta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.This communication reflects the articulation of the binomial tourism-education, the role of education in tourism and its role in education, from a social perspective, presents a brief report on the project “Valorization and technical training of young people and women for tourism” and the importance for the inclusion of people in situations of social vulnerability. Bibliographic research and analysis of the reports of experiences in the project were carried out. The frameworks of social pedagogy enabled the construction of interactive dialogues between knowledge about and for the participating community; a methodological model of intervention in social education, with non formal learning for humanized tourism. The results show the importance of Social Pedagogy in non-school education as an instrument of inclusion, socialization, leisure and strengthening the feeling of belonging to the community. A new concept of tourism is presented that expands the space of tourist consumption in a space of intra and extra class education in the valorization of local culture.2022-01-28T19:10:30Z2022-01-28T19:10:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALVES, K. dos S. A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 6, p. 409-420, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2673>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-8322http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400O periódico Revista Humanidades & Inovação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1187>. Acesso em: 23 ago. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kerley dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-01-28T19:10:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14400Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-01-28T19:10:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
Tourist activity under the focus of social pedagogy.
title A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
spellingShingle A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
Alves, Kerley dos Santos
Educação não-formal
Turismo
Comunidade
Non-formal education
Community
title_short A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
title_full A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
title_fullStr A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
title_full_unstemmed A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
title_sort A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social.
author Alves, Kerley dos Santos
author_facet Alves, Kerley dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kerley dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Turismo
Comunidade
Non-formal education
Community
topic Educação não-formal
Turismo
Comunidade
Non-formal education
Community
description Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-01-28T19:10:30Z
2022-01-28T19:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, K. dos S. A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 6, p. 409-420, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2673>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-8322
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400
identifier_str_mv ALVES, K. dos S. A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 6, p. 409-420, 2020. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2673>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-8322
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853608849408