Banalização da fraude acadêmica : reflexões à luz da teoria da semicultura de Adorno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Flávia Carolini Pereira dos, Ferreira, Pamella Thais Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9720
https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016158799
Resumo: A banalização da fraude no ambiente acadêmico impõe severos problemas à formação dos indivíduos. Este estudo fez uso da teoria crítica relacionada à educação. Adorno analisou o problema da semiformação na sociedade capitalista, em que a educação se tornou mais uma mercadoria a ser entregue a seus consumidores. O objetivo deste artigo foi propor a reflexão crítica sobre os reais sentidos da persistência da fraude nas universidades. Portanto, a fraude acadêmica destaca-se como uma evidência de que há algo errado com a educação fornecida pelas universidades. Somente uma mudança pedagógica pode transformar o caminho da educação inserida na sociedade capitalista. O resgate do potencial emancipatório da educação é fundamental para que a sociedade possa formar pessoas críticas e autônomas.
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