Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a doença de Alzheimer em estágio inicial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nathália Luiz de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5371
https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-35
Resumo: Este estudo objetiva investigar os aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação de textos humorísticos por sujeitos diagnosticados com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clínico – composto por sujeitos diagnosticados com a DA; ii) Grupo Controle – formado por indivíduos sem identificação de alterações cognitivas e cujas características etárias, sociais, escolares e de gênero são compatíveis às do grupo Clínico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicológica clássica, investigação social e socioeconômica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocolo de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compõem o grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretação das piadas pelos sujeitos com DA seja o déficit na memória de trabalho que dificulta a mobilização de espaços mentais durante a formulação de suposições.
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spelling Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a doença de Alzheimer em estágio inicial.Linguistic and cognitive aspects involved in the humorous interpretation of subjects with Alzheimer's disease at an early stage.LinguagemCogniçãoHumorous interpretationAlzheimer's diseaseEste estudo objetiva investigar os aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação de textos humorísticos por sujeitos diagnosticados com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Para tanto, foram formados dois grupos: i) Grupo Clínico – composto por sujeitos diagnosticados com a DA; ii) Grupo Controle – formado por indivíduos sem identificação de alterações cognitivas e cujas características etárias, sociais, escolares e de gênero são compatíveis às do grupo Clínico. Em seguida, os participantes da pesquisa foram submetidos à testagem neuropsicológica clássica, investigação social e socioeconômica, assim como à abordagem sociocognitiva, por meio do Protocolo de Piadas. Verificou-se que, quando comparados, os sujeitos que compõem o grupo Clínico apresentaram desempenho significativamente inferior ao do grupo Controle. Acredita-se que um dos impedimentos para a interpretação das piadas pelos sujeitos com DA seja o déficit na memória de trabalho que dificulta a mobilização de espaços mentais durante a formulação de suposições.This study investigates the linguistic and cognitive aspects involved in the interpretation of humorous texts by subjects diagnosed with Alzheimer's disease at an early stage. For this purpose, two groups were formed- i ) Clinical Group - composed of subjects diagnosed with Alzheimer's disease at an early stage; and ii) Control group - formed by individuals without identification of cognitive and whose age, social, school and gender characteristics are compatible with the group of subjects diagnosed with Alzheimer's disease. The participants were subjected to classical neuropsychological testing, social and socio-economic research, as well as the socio-cognitive approach, through the Jokes Protocol. It was found that when compared the subjects which make up the clinical group were significantly lower than the control group performance. One of the obstacles to the interpretation of the jokes by the subjects with Alzheimer's disease is possibly a deficit in working memory that hinders the mobilization of mental spaces during the formulation of assumptions.2015-05-15T14:55:21Z2015-05-15T14:55:21Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFREITAS, N. L. de; MENDES, P. H. A. Aspectos linguístico-cognitivos envolvidos na interpretação humorística de sujeitos com a Doença de Alzheimer em estágio inicial. Domínios de Lingu@gem, v. 8, p. 602-620, 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/24919/14661>. Acesso em: 14 maio 2015.1980-5799http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5371https://doi.org/10.14393/DL15-v8n1a2014-35Os trabalhos publicados na Domínios de Lingu@gem estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Domínios de Lingu@gem <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Nathália Luiz deMendes, Paulo Henrique Aguiarporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-22T18:14:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/5371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-22T18:14:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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