Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Denise Figueiredo Barros do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376
https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446
Resumo: Este artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.
id UFOP_a19c3aec8d78c64c0d5020c435a61c8d
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/13376
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Prado, Denise Figueiredo Barros do2021-07-13T16:49:30Z2021-07-13T16:49:30Z2020PRADO, D. F. B. do. Re-existências decoloniais: a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 143-159, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/54446>. Acesso em: 24 maio 2021.1982-2391http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446Este artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.This article discusses how the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda produced by the rapper Emicida, access the colonial wound and point out historical opacities, oppressions and exclusions derived therefrom, as a way to lead to an affective and resistant rereading of / in the time and to instigate aesthetic actions of re-existence. For this, we performed an audiovisual analysis of the music videos, seeking to observe the construction of this discourse from three analytical categories: memorialistic return, dehumanized corporeality and a life free from violence and death.O periódico Logos permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/928>. Acesso em: 29 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFerida colonialRe-existência estéticaAesthetic re-existenceColonial woundRe-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.Decolonial re-existences : the strength of the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPORIGINALARTIGO_ReExistênciaDecoloniais.pdfARTIGO_ReExistênciaDecoloniais.pdfapplication/pdf420434http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13376/1/ARTIGO_ReExist%c3%aanciaDecoloniais.pdf6ccbcf674667967de33be3394dcce0eeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13376/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/133762021-07-13 12:49:35.999oai:localhost:123456789/13376Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-07-13T16:49:35Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Decolonial re-existences : the strength of the music videos Mandume, Boa Esperança and Eminência Parda.
title Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
spellingShingle Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
Prado, Denise Figueiredo Barros do
Ferida colonial
Re-existência estética
Aesthetic re-existence
Colonial wound
title_short Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
title_full Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
title_fullStr Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
title_full_unstemmed Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
title_sort Re-existências decoloniais : a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda.
author Prado, Denise Figueiredo Barros do
author_facet Prado, Denise Figueiredo Barros do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Denise Figueiredo Barros do
dc.subject.por.fl_str_mv Ferida colonial
Re-existência estética
Aesthetic re-existence
Colonial wound
topic Ferida colonial
Re-existência estética
Aesthetic re-existence
Colonial wound
description Este artigo discute como os clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda, do rapper Emicida, realizam um retorno à ferida colonial e apontam opacidades históricas, opressões e exclusões daí derivadas, como forma de conduzir a uma releitura afetiva e resistente do/no tempo e instigar ações estéticas de re-existência. Para isso, realizamos uma análise audioverbovisual dos clipes procurando observar a construção desse discurso a partir de três categorias analíticas: retorno memorialístico, corporalidade desumanizada e vida livre da violência e da morte.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T16:49:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T16:49:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PRADO, D. F. B. do. Re-existências decoloniais: a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 143-159, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/54446>. Acesso em: 24 maio 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-2391
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446
identifier_str_mv PRADO, D. F. B. do. Re-existências decoloniais: a potência dos clipes Mandume, Boa Esperança e Eminência Parda. Logos, Rio de Janeiro, v. 27, n. 3, p. 143-159, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/logos/article/view/54446>. Acesso em: 24 maio 2021.
1982-2391
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13376
https://doi.org/10.12957/logos.2020.54446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13376/1/ARTIGO_ReExist%c3%aanciaDecoloniais.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/13376/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ccbcf674667967de33be3394dcce0ee
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685793342750720