Reflexos das mudanças nas rotinas acadêmicas e saúde mental de graduandos durante a pandemia : estudo PADu-COVID.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17637 https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30860 |
Resumo: | A restrição social em função da pandemia da covid-19 ocasionou a suspensão temporária das atividades presenciais das universidades, podendo ter aumentado a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão devido, dentre outros fatores, às mudanças nas rotinas acadêmicas. Este trabalho objetivou estimar a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão e sua associação com rotinas acadêmicas de graduandos durante a pandemia da covid-19. É um estudo transversal realizado com dados da linha de base da pesquisa PADu-COVID, conduzido com 1.353 graduandos de uma Instituição de Ensino Superior. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line. Os desfechos foram a presença de sintomas de ansiedade e sintomas de depressão e as variáveis explicativas foram as rotinas acadêmicas. Para análise bivariada e multivariada utilizou-se regressão de Poisson, com medida de associação de Razão de Prevalência (RP), intervalos de confiança de 95% (IC95%) e nível de significância estatística de 5%. A prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade e depressão foi de 46,1% e 54,6%, respectivamente. A presença de uma, duas ou mais dificuldades para lidar com a pandemia da covid-19 foi associada aos sintomas de ansiedade (RP 2,08 [IC95% 1,51- 2,86]) e depressão (RP 1,96 [IC95% 1,51-2,55]) e a diminuição na carga de estudo associou-se aos sintomas de depressão (RP 1,17 [IC95% 1,01-1,36]). Apesar de necessária, a suspensão das atividades presenciais parece se relacionar com a elevada prevalência encontrada nos estudantes de sintomas de transtorno de ansiedade e depressão, observando-se ainda relação dose-resposta de dificuldades vivenciadas pelos estudantes e sua saúde mental. |
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Reflexos das mudanças nas rotinas acadêmicas e saúde mental de graduandos durante a pandemia : estudo PADu-COVID.Reflections of changes in academic routines and mental health of undergraduates during the pandemic : PADu-COVID study.Saúde mentalAnsiedadeDepressionStudentsEnseñanza en saludA restrição social em função da pandemia da covid-19 ocasionou a suspensão temporária das atividades presenciais das universidades, podendo ter aumentado a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão devido, dentre outros fatores, às mudanças nas rotinas acadêmicas. Este trabalho objetivou estimar a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão e sua associação com rotinas acadêmicas de graduandos durante a pandemia da covid-19. É um estudo transversal realizado com dados da linha de base da pesquisa PADu-COVID, conduzido com 1.353 graduandos de uma Instituição de Ensino Superior. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line. Os desfechos foram a presença de sintomas de ansiedade e sintomas de depressão e as variáveis explicativas foram as rotinas acadêmicas. Para análise bivariada e multivariada utilizou-se regressão de Poisson, com medida de associação de Razão de Prevalência (RP), intervalos de confiança de 95% (IC95%) e nível de significância estatística de 5%. A prevalência de sintomas de transtorno de ansiedade e depressão foi de 46,1% e 54,6%, respectivamente. A presença de uma, duas ou mais dificuldades para lidar com a pandemia da covid-19 foi associada aos sintomas de ansiedade (RP 2,08 [IC95% 1,51- 2,86]) e depressão (RP 1,96 [IC95% 1,51-2,55]) e a diminuição na carga de estudo associou-se aos sintomas de depressão (RP 1,17 [IC95% 1,01-1,36]). Apesar de necessária, a suspensão das atividades presenciais parece se relacionar com a elevada prevalência encontrada nos estudantes de sintomas de transtorno de ansiedade e depressão, observando-se ainda relação dose-resposta de dificuldades vivenciadas pelos estudantes e sua saúde mental.The social restriction due to the covid-19 pandemic caused the temporary suspension of face-to-face activities at universities, which may have increased the prevalence of symptoms of anxiety and depression due, among other factors, to changes in academic routines. This study aimed to estimate the prevalence of anxiety and depression symptoms and their association with academic routines of undergraduates during the covid-19 pandemic. It is a cross-sectional study carried out with baseline data from the PADu-COVID survey, conducted with 1,353 undergraduates from a Higher Education Institution. Data were collected through an online questionnaire. Outcomes were the presence of anxiety symptoms and symptoms of depression and the explanatory variables were academic routines. For bivariate and multivariate analysis Poisson regression was used, with a measure of association of Prevalence Ratio (PR), 95% confidence intervals (95%CI) and 5% statistical significance level. The prevalence of anxiety disorder and depression symptoms was 46.1% and 54.6%, respectively. The presence of one, two or more difficulties in dealing with the covid19 pandemic was associated with symptoms of anxiety (PR 2.08 [CI95% 1.51-2.86]) and depression (PR 1.96 [CI95% 1.51-2.55]) and the decrease in study load was associated with symptoms of depression (PR 1.17 [95%CI 1.01-1.36]). Although necessary, the suspension of face-to-face activities seems to be related to the high prevalence found in students of symptoms of anxiety and depression disorders, and there is still dose-response relationship between the difficulties experienced by students and their mental health.2023-10-20T20:34:47Z2023-10-20T20:34:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVIDIGAL, M. C. A. et al. Reflexos das mudanças nas rotinas acadêmicas e saúde mental de graduandos durante a pandemia: estudo PADu-COVID. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, artigo e35611830860, jun. 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30860>. Acesso em: 01 ago. 2023.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17637https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30860This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessVidigal, Mariana Cassemira AparecidaPaula, Waléria deBarbosa, Bruna Carolina RafaelMendonça, Raquel de DeusCarraro, Júlia Cristina CardosoMenezes, Mariana Carvalho deMeireles, Adriana Lúciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T13:58:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17637Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T13:58:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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