Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11382 |
Resumo: | A utilização das noções, procedimentos e práticas encontradas fora da escola pode ser considerada no desenvolvimento do processo de modelagem, mas não somente como uma mera manipulação das ideias e noções matemáticas. A aplicação do conhecimento etnomatemático juntamente com as ferramentas da modelagem permite-nos perceber diferentes realidades por meio de uma visão holística do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retiradas de sistemas que constituem parte da realidade dos membros de um determinado grupo cultural. Nesse artigo teórico é oferecida uma abordagem alternativa para a pesquisa em Educação Matemática, que é a aquisição de conhecimentos local (abordagem êmica) e global (abordagem ética) para a implementação das pesquisas em etnomodelagem. Esse artigo também uma terceira abordagem para as pesquisas em etnomodelagem, denominada de dialógica, que utiliza ambas as abordagens êmica e ética. Como resultado dessa discussão teórica, define-se a etnomodelagem como sendo o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado. |
id |
UFOP_a4ce8dd96eec5caf42df0201fff08189 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11382 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural.Exploring dialogic approach in ethnomodelling : translating local and global mathematical knowledge in a sociocultural perspective.EtnomatemáticaModelagem matemáticaAbordagens êmica e éticaEthnomathematicsMathematical modellingA utilização das noções, procedimentos e práticas encontradas fora da escola pode ser considerada no desenvolvimento do processo de modelagem, mas não somente como uma mera manipulação das ideias e noções matemáticas. A aplicação do conhecimento etnomatemático juntamente com as ferramentas da modelagem permite-nos perceber diferentes realidades por meio de uma visão holística do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retiradas de sistemas que constituem parte da realidade dos membros de um determinado grupo cultural. Nesse artigo teórico é oferecida uma abordagem alternativa para a pesquisa em Educação Matemática, que é a aquisição de conhecimentos local (abordagem êmica) e global (abordagem ética) para a implementação das pesquisas em etnomodelagem. Esse artigo também uma terceira abordagem para as pesquisas em etnomodelagem, denominada de dialógica, que utiliza ambas as abordagens êmica e ética. Como resultado dessa discussão teórica, define-se a etnomodelagem como sendo o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado.Using mathematical notions, procedures, and practices encountered outside of the school can develop the process of modelling rather than serving as mere manipulation of mathematical ideas. The application of ethnomathematical knowledge along with the tools of modelling allows us to see different realities, explore alternative perspectives, and gives us insight into a more connected or holistic mathematical knowledge. This pedagogical approach that connects cultural aspects of mathematics to its academic aspects is named ethnomodelling. It is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems part of a reality for the members of any given cultural group. In this theoretical article, an alternative goal for research is offered, which includes the acquisition of both emic and etic approaches for the implementation of ethnomodelling. This article also offers researchers a third perspective on ethnomodelling, which is the dialogic approach that makes use of both emic and etic approaches and the interaction of the two. As a result of this theoretical discussion, we define ethnomodelling as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a social construct and culturally bound.2019-06-03T15:10:44Z2019-06-03T15:10:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOREY, D. C.; ROSA, M. Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 179-210, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/485>. Acesso em: 19 mar. 2019.2011-5474http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11382Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T15:10:44Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11382Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T15:10:44Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Exploring dialogic approach in ethnomodelling : translating local and global mathematical knowledge in a sociocultural perspective. |
title |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
spellingShingle |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Orey, Daniel Clark Etnomatemática Modelagem matemática Abordagens êmica e ética Ethnomathematics Mathematical modelling |
title_short |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
title_full |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
title_fullStr |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
title_full_unstemmed |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
title_sort |
Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. |
author |
Orey, Daniel Clark |
author_facet |
Orey, Daniel Clark Rosa, Milton |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Milton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Orey, Daniel Clark Rosa, Milton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Modelagem matemática Abordagens êmica e ética Ethnomathematics Mathematical modelling |
topic |
Etnomatemática Modelagem matemática Abordagens êmica e ética Ethnomathematics Mathematical modelling |
description |
A utilização das noções, procedimentos e práticas encontradas fora da escola pode ser considerada no desenvolvimento do processo de modelagem, mas não somente como uma mera manipulação das ideias e noções matemáticas. A aplicação do conhecimento etnomatemático juntamente com as ferramentas da modelagem permite-nos perceber diferentes realidades por meio de uma visão holística do conhecimento matemático. Nessa perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração de problemas e questões retiradas de sistemas que constituem parte da realidade dos membros de um determinado grupo cultural. Nesse artigo teórico é oferecida uma abordagem alternativa para a pesquisa em Educação Matemática, que é a aquisição de conhecimentos local (abordagem êmica) e global (abordagem ética) para a implementação das pesquisas em etnomodelagem. Esse artigo também uma terceira abordagem para as pesquisas em etnomodelagem, denominada de dialógica, que utiliza ambas as abordagens êmica e ética. Como resultado dessa discussão teórica, define-se a etnomodelagem como sendo o estudo de fenômenos matemáticos que ocorrem uma determinada cultura, pois é um construto social e culturalmente enraizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-03T15:10:44Z 2019-06-03T15:10:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OREY, D. C.; ROSA, M. Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 179-210, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/485>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2011-5474 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11382 |
identifier_str_mv |
OREY, D. C.; ROSA, M. Explorando a abordagem dialógica da etnomodelagem : traduzindo conhecimentos matemáticos local e global em uma perspectiva sociocultural. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 11, n. 1, p. 179-210, 2018. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RevLatEm/article/view/485>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2011-5474 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002829942489088 |