Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535 https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813 |
Resumo: | A proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo. |
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Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula.Proposing math trails as a pedagogical action for the (re)discovery of mathematical knowledge outside the classrooms.EtnomodelagemEthnomodellingA proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.The proposition of the Math Trails Project can be considered as a pedagogical proposal in which teachers use extra-school practices to assist students in learning to see and perceive mathematical knowledge applied in tasks performed outside the classroom, at specific points on the streets of their city. Thus, there is a need to develop modules for extracurricular mathematical activities, which aim to make students active and critical in the teaching and learning processes in mathematics through a critical and reflective analysis of their own sociocultural and natural environments. This article examines the possible relationships of a methodological proposal focused on ethnomodelling through the ethnomathematics program and on the assumptions of mathematical modelling in its sociocultural perspective, which seeks to assist students in experiencing their reality in order to direct them towards a better understanding of their own context and surroundings through the trail stations, enabling a deep interaction with the world itself.2022-02-21T16:36:42Z2022-02-21T16:36:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRODRIGUES, J.; OREY, D. C.; ROSA, M. Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 4, n. 1, p. 24-45, 2021. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12813>. Acesso em: 25 ago. 2021.2595-0967http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14535https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813Esta obra está sob uma licença Creative Commons Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, JéssicaOrey, Daniel ClarkRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-02-21T16:36:50Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-02-21T16:36:50Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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