Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6711 https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.30926 |
Resumo: | O estudo analisou a percepção de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que vivenciaram situações de suspensão da Educação Física em decorrência de atitude indisciplinar nas aulas de outros componentes curriculares. A partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, verificou-se que os alunos demonstram desconhecimento sobre a importância da Educação Física na sua formação. Dentre os motivos apontados pelos alunos como comportamento indisciplinar, destacaram-se “fazer bagunça”, “não fazer dever”, “esquecer os livros em casa”, e “bater no colega”. A estratégia de suspensão das aulas de Educação Física como punição se mostrou ineficaz, haja vista a grande reincidência tanto dos alunos quanto dos atos infracionais cometidos. |
id |
UFOP_0bba1f440d13e88634bb83fb76c697c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/6711 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente.Indisciplina escolarSuspensão de aulasEducação físicaO estudo analisou a percepção de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que vivenciaram situações de suspensão da Educação Física em decorrência de atitude indisciplinar nas aulas de outros componentes curriculares. A partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, verificou-se que os alunos demonstram desconhecimento sobre a importância da Educação Física na sua formação. Dentre os motivos apontados pelos alunos como comportamento indisciplinar, destacaram-se “fazer bagunça”, “não fazer dever”, “esquecer os livros em casa”, e “bater no colega”. A estratégia de suspensão das aulas de Educação Física como punição se mostrou ineficaz, haja vista a grande reincidência tanto dos alunos quanto dos atos infracionais cometidos.2016-08-01T19:09:29Z2016-08-01T19:09:29Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAULA, E. de J. de; PAIXÃO, J. A. da; OLIVEIRA, E. C. de. Suspensão de aulas de educação física como forma de punição: a percepção discente. Pensar a Prática, v. 18, p. 1-10, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30926>. Acesso em: 16 jun. 2016.1980-6183http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6711https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.30926Os trabalhos publicados na Revista Pensar a Prática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Pensar a Prática <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessPaula, Eliana de Jesus dePaixão, Jairo Antônio daOliveira, Emerson Cruz deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-24T14:51:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6711Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-24T14:51:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
title |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
spellingShingle |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. Paula, Eliana de Jesus de Indisciplina escolar Suspensão de aulas Educação física |
title_short |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
title_full |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
title_fullStr |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
title_full_unstemmed |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
title_sort |
Suspensão de aulas de educação física como forma de punição : a percepção discente. |
author |
Paula, Eliana de Jesus de |
author_facet |
Paula, Eliana de Jesus de Paixão, Jairo Antônio da Oliveira, Emerson Cruz de |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Jairo Antônio da Oliveira, Emerson Cruz de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Eliana de Jesus de Paixão, Jairo Antônio da Oliveira, Emerson Cruz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar Suspensão de aulas Educação física |
topic |
Indisciplina escolar Suspensão de aulas Educação física |
description |
O estudo analisou a percepção de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que vivenciaram situações de suspensão da Educação Física em decorrência de atitude indisciplinar nas aulas de outros componentes curriculares. A partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo, verificou-se que os alunos demonstram desconhecimento sobre a importância da Educação Física na sua formação. Dentre os motivos apontados pelos alunos como comportamento indisciplinar, destacaram-se “fazer bagunça”, “não fazer dever”, “esquecer os livros em casa”, e “bater no colega”. A estratégia de suspensão das aulas de Educação Física como punição se mostrou ineficaz, haja vista a grande reincidência tanto dos alunos quanto dos atos infracionais cometidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-08-01T19:09:29Z 2016-08-01T19:09:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULA, E. de J. de; PAIXÃO, J. A. da; OLIVEIRA, E. C. de. Suspensão de aulas de educação física como forma de punição: a percepção discente. Pensar a Prática, v. 18, p. 1-10, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30926>. Acesso em: 16 jun. 2016. 1980-6183 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6711 https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.30926 |
identifier_str_mv |
PAULA, E. de J. de; PAIXÃO, J. A. da; OLIVEIRA, E. C. de. Suspensão de aulas de educação física como forma de punição: a percepção discente. Pensar a Prática, v. 18, p. 1-10, 2015. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30926>. Acesso em: 16 jun. 2016. 1980-6183 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6711 https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.30926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002852032839680 |