Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18364 https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0110 |
Resumo: | Este artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro. |
id |
UFOP_a7c8f502821e5184804ede6e8c02d2ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/18364 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG).Cabaret, carnivandalization and party : the Teatro171 in The East Zone of Belo Horizonte (MG).CabaréCarnavandalizaçãoTeatro171Este artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro.This article analyzes practices of artistic creation in cabaret, going through Latin American theorists who address this theme, such as the author Christina Streva (2017). The objective was to identify the phenomenon of the junction between art, party, activism and other actions carried out on different fronts in the artistic scene of Belo Horizonte (MG), such as Teatro171, central part of the object of this analysis. For this, this work brought the concepts of Ileana Diéguez Caballero (2011) about liminality and communitas, as well as the term carnivandalization, a neologism that starts from the contraction of the idea of vandal carnivalization, using vandalism here as a symbolic act of destruction of monuments, paradigms and taboos. With that, such conceptual approaches seek to create a greater foundation for the investigations of artists who venture into actions outside of the Minas Gerais.2024-08-22T19:41:35Z2024-08-22T19:41:35Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASPERI, M. E. R. de; VIANA, M. Cabaré, carnavandalização e festa: o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cenicas, v. 2, n. 47, 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23249>. Acesso em: 02 ago. 2024.2358-6958https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18364https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0110A Urdimento esta sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessGasperi, Marcelo Eduardo Rocco deViana, Marinaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-22T19:41:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18364Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-22T19:41:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). Cabaret, carnivandalization and party : the Teatro171 in The East Zone of Belo Horizonte (MG). |
title |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
spellingShingle |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de Cabaré Carnavandalização Teatro171 |
title_short |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
title_full |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
title_fullStr |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
title_full_unstemmed |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
title_sort |
Cabaré, carnavandalização e festa : o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). |
author |
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de |
author_facet |
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de Viana, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de Viana, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabaré Carnavandalização Teatro171 |
topic |
Cabaré Carnavandalização Teatro171 |
description |
Este artigo analisa práticas de criação artística de cabaré, perpassando por teóricos latino-americanos que abordam tal temática, como a autora Christina Streva (2017). O objetivo foi identificar o fenômeno da junção entre arte, festa, ativismo e demais ações realizadas em diferentes frentes no cenário artístico de Belo Horizonte (MG), tais como o Teatro171, parte central do objeto desta análise. Para isso, este trabalho trouxe os conceitos de Ileana Diéguez Caballero (2011) acerca de liminaridade e de communitas, bem como o termo de carnavandalização, neologismo que parte da contração da ideia de carnavalização vândala, usando aqui o vandalismo como um ato simbólico de destruição de monumentos, paradigmas e tabus. Com isso, tais aproximações conceituais buscam criar maior embasamento para as investigações de artistas que se aventuram em ações fora do eixo mercadológico mineiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-08-22T19:41:35Z 2024-08-22T19:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GASPERI, M. E. R. de; VIANA, M. Cabaré, carnavandalização e festa: o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cenicas, v. 2, n. 47, 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23249>. Acesso em: 02 ago. 2024. 2358-6958 https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18364 https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0110 |
identifier_str_mv |
GASPERI, M. E. R. de; VIANA, M. Cabaré, carnavandalização e festa: o Teatro171 na Zona Leste de Belo Horizonte (MG). Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cenicas, v. 2, n. 47, 2023. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23249>. Acesso em: 02 ago. 2024. 2358-6958 |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18364 https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
A Urdimento esta sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
A Urdimento esta sob: Licença de Atribuição Creative Commons – (CC BY 4.0). Fonte: PDF do artigo. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002838873210880 |