Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Licia Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_a8cea2aaa81554cf0cde63937063b350
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14325
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.Comunicação de massa - influênciaComunicação empresarialComunicação nas organizações - Minas GeraisRecursos audiovisuaisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Em busca de compreender a relação da Comunicação Organizacional contemporânea com as mídias sonoras, olhamos para a realidade das agências de comunicação de Minas Gerais para analisar como elas utilizam as potencialidades dos produtos em áudio de forma estratégica no relacionamento das organizações com os diferentes públicos. Para tanto, a pesquisa contextualiza a Comunicação Organizacional contemporânea que está cada vez mais conectada, convergente (JENKINS, 2009) e midiatizada (BARICHELLO, 2014). Apresenta também a evolução das ondas do rádio do dial para o digital e as características e exemplos dos seguintes produtos em áudio, que aqui designamos como áudio corporativo: os podcasts corporativos ou branded podcasts, as rádios corporativas, o compartilhamento de sonoras e áudio-releases e os programas institucionais veiculados em rádios comerciais. O olhar para a realidade se dá por meio de um estudo exploratório (GIL, 1999) para analisar a produção do áudio corporativo no estado de Minas Gerais, a partir das agências de comunicação registradas/listadas em entidades representativas. O percurso metodológico tem início na revisão bibliográfica que perpassa toda a dissertação. De natureza aplicada, a pesquisa se baseia na análise dos dados coletados em questionários semiestruturados, aplicados às agências, a partir do método de Análise de Conteúdo segundo BARDIN (1977). O estudo parte da premissa que embora o contexto da Comunicação Organizacional contemporânea seja dialógico e participativo, muitas práticas ainda permanecem em uma estrutura linear, sem acompanhamento das principais tendências de mercado e consumo. Assim sendo, serão propostas reflexões e alternativas para as organizações e as agências de comunicação vislumbrarem possibilidades para além da perspectiva tradicional e instrumental da comunicação e adotarem estratégias que considerem as potencialidades das mídias sonoras que atualmente contam com a presença ativa dos usuários conectados e midiatizados.In order to understand the relationship between contemporary Organizational Communication and sound media, we look at the reality of communication agencies in Minas Gerais to analyze how they use the potential of audio products in a strategic way in the relationship of organizations with diferent audiences. Therefore, the research contextualizes contemporary Organizational Communication, which is increasingly connected, convergent (JENKINS, 2009) and mediatized (BARICHELLO, 2014). It also presents the evolution of radio waves from dial to digital and the characteristics and examples of the following audio products, which we here designate as corporate audio: corporate podcasts or branded podcasts, corporate radio, sound sharing and audio-releases and institutional programs broadcast on commercial radio stations. The look at reality takes place through an exploratory study (GIL, 1999) to analyze the production of corporate audio in the state of Minas Gerais, based on the communication agencies registered / listed in representative entities. The methodological path begins with the bibliographic review that runs through the entire dissertation. Of an applied nature, the research is based on the analysis of data collected in semi-structured questionnaires, applied to agencies, using the Content Analysis method according to BARDIN (1977). The study starts from the premise that although the context of contemporary Organizational Communication is dialogic and participatory, many practices still remain in a linear structure, without monitoring the main market and consumption trends. Therefore, reflections and alternatives will be proposed for organizations and communication agencies to envision possibilities beyond the traditional and instrumental perspective of communication and adopt strategies that consider the potential of sound media that currently have the active presence of connected and mediatized users.Martins, Nair Prata MoreiraMartins, Nair Prata MoreiraGeneroso, Isaura MourãoLopez, Debora CristinaRibeiro, Licia Silva2022-01-12T17:07:30Z2022-01-12T17:07:30Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Licia Silva. Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional: panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/01/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-01-12T17:07:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14325Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-01-12T17:07:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
title Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
spellingShingle Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
Ribeiro, Licia Silva
Comunicação de massa - influência
Comunicação empresarial
Comunicação nas organizações - Minas Gerais
Recursos audiovisuais
title_short Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
title_full Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
title_fullStr Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
title_sort Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional : panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais.
author Ribeiro, Licia Silva
author_facet Ribeiro, Licia Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Nair Prata Moreira
Martins, Nair Prata Moreira
Generoso, Isaura Mourão
Lopez, Debora Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Licia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa - influência
Comunicação empresarial
Comunicação nas organizações - Minas Gerais
Recursos audiovisuais
topic Comunicação de massa - influência
Comunicação empresarial
Comunicação nas organizações - Minas Gerais
Recursos audiovisuais
description Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-01-12T17:07:30Z
2022-01-12T17:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Licia Silva. Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional: panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325
identifier_str_mv RIBEIRO, Licia Silva. Áudio corporativo e suas potencialidades estratégicas para a comunicação organizacional: panorama da produção e usos nas agências de comunicação de Minas Gerais. 2020. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002866517868544