Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciano Campos da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248
https://doi.org/10.1590/198053147446
Resumo: O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.
id UFOP_a949a6b94d481a1e76cee8e19a21a427
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16248
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.Perceptions about the undisciplined behavior of girls and boys at school.Indisciplina escolarDiferença de gêneroEnsino fundamentalO estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.This study investigated students’ perceptions of the participation of girls and boys in episodes of lack of discipline, at a public school in Belo Horizonte, state of Minas Gerais. The Diagnostic Questionnaire of Perception of Violence and Lack of Discipline According to Students’ Gender (Q-PIV), Table of Heteroclassification and Self-classification of Undisciplined Behavior (HAE) and semi-structured interview were used. 167 students from the 8th and 9th grades of elementary school participated. The results indicate that it is a mistake to think that the behaviors of girls and boys at school follow a strict pattern based only on social expectations of gender, since we found a multiplicity of attitudes of girls and boys towards school rules.2023-02-24T20:36:20Z2023-02-24T20:36:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfSILVA, L. C. da; PEREIRA, E. A. dos S. Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 52, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7446>. Acesso em: 06 jul. 2022.1980-5314http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248https://doi.org/10.1590/198053147446Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciano Campos daPereira, Edilaine Aparecida dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-24T20:36:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16248Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-24T20:36:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
Perceptions about the undisciplined behavior of girls and boys at school.
title Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
spellingShingle Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
Silva, Luciano Campos da
Indisciplina escolar
Diferença de gênero
Ensino fundamental
title_short Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
title_full Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
title_fullStr Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
title_full_unstemmed Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
title_sort Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola.
author Silva, Luciano Campos da
author_facet Silva, Luciano Campos da
Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos
author_role author
author2 Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciano Campos da
Pereira, Edilaine Aparecida dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Diferença de gênero
Ensino fundamental
topic Indisciplina escolar
Diferença de gênero
Ensino fundamental
description O estudo investigou as percepções dos/as estudantes de uma escola pública de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, sobre a participação de meninas e meninos em episódios de indisciplina. Foram utilizados o Questionário Diagnóstico da Percepção de Indisciplina e Violência Segundo o Sexo dos/as Estudantes (Q-PIV), Quadro de Heteroclassificação e Autoclassificação de Comportamentos de Indisciplina (HAE) e entrevista semiestruturada. Participaram 167 estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental. Os resultados indicam que é um equívoco pensar que as condutas de meninas e meninos na escola seguem um padrão rígido pautado apenas nas expectativas sociais de gênero, uma vez que verificamos uma multiplicidade de atitudes de meninas e meninos diante das regras escolares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-24T20:36:20Z
2023-02-24T20:36:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, L. C. da; PEREIRA, E. A. dos S. Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 52, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7446>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1980-5314
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248
https://doi.org/10.1590/198053147446
identifier_str_mv SILVA, L. C. da; PEREIRA, E. A. dos S. Percepções sobre o comportamento de indisciplina de meninas e meninos na escola. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 52, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7446>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1980-5314
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16248
https://doi.org/10.1590/198053147446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002813505011712