Marketing científico digital e a divulgação da ciência : o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gracilene Maria de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13292
Resumo: O marketing científico digital é um plano estratégico que requer do portal de periódico um planejamento e tomadas de decisões com vista a maximizar a visibilidade e a divulgação da ciência junto à comunidade científica e à sociedade em geral. Os portais de periódicos são plataformas digitais dedicadas à gestão dos periódicos científicos de uma determinada instituição. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como ocorrem as estratégias e as práticas de marketing científico digital para ampliar a visibilidade e a divulgação científica, apontadas pela literatura científica e pelos documentos normativos dos portais de periódicos de acesso livre e gratuito pertencentes às universidades públicas dos países da América Latina e do Caribe. A metodologia caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas: levantamento bibliográfico de fundamentação teórica do estudo; mapeamento dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; revisão sistemática da literatura científica para analisar tendências de comunicação da ciência; construção do instrumento de coleta de dados com base nas leituras da bibliografia utilizada; e coleta e tratamento dos dados. Como resultados da análise sistemática da literatura, foram identificadas evidências de ações estratégicas de marketing científico, como: os recursos midiáticos de vídeo, áudio, imagem e da web social; as ferramentas, que são os resumos de vídeo, os podcasts em áudio, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, youtube); e os quadrinhos científicos. E, nos documentos normativos (considerando os eixos temáticos de uma proposta de um plano de marketing científico, como: ações de visibilidade, presença digital, divulgação da ciência, público, avaliação e controle), foram identificadas evidências de ações estratégicas voltadas mais para a visibilidade da ciência, como indexação em bases de dados, assim como ações voltadas para melhorar as métricas e os indicadores de qualidade, treinamentos e capacitação dos editores, sendo os editores o público-alvo das ações dos portais. Notou-se que a presença digital dos portais de periódicos na web social ainda é baixa e que os documentos normativos praticamente não abordam ações voltadas para maximizar essa presença dos periódicos e dos pesquisadores. A literatura apresentou algumas possibilidades de ações e ferramentas para aumentar a comunicação da ciência de forma mais interativa e dinâmica, mas parece que a maioria dos portais de periódicos ainda não aderiu a outras tendências midiáticas, além de páginas em mídias sociais. No geral, os resultados indicam que a presença digital e a divulgação da informação científica dos portais de periódicos são limitadas aos próprios portais. Neste sentido, um dos desafios dos portais é agir estrategicamente para aumentar a visibilidade e a divulgação da ciência, apresentando-se como fonte de informações confiáveis e contribuindo com o combate ao discurso do negacionismo científico.
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A metodologia caracteriza-se como pesquisa de natureza básica, com objetivos exploratórios e descritivos. Os procedimentos metodológicos foram realizados em cinco etapas: levantamento bibliográfico de fundamentação teórica do estudo; mapeamento dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe; revisão sistemática da literatura científica para analisar tendências de comunicação da ciência; construção do instrumento de coleta de dados com base nas leituras da bibliografia utilizada; e coleta e tratamento dos dados. Como resultados da análise sistemática da literatura, foram identificadas evidências de ações estratégicas de marketing científico, como: os recursos midiáticos de vídeo, áudio, imagem e da web social; as ferramentas, que são os resumos de vídeo, os podcasts em áudio, as mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, youtube); e os quadrinhos científicos. E, nos documentos normativos (considerando os eixos temáticos de uma proposta de um plano de marketing científico, como: ações de visibilidade, presença digital, divulgação da ciência, público, avaliação e controle), foram identificadas evidências de ações estratégicas voltadas mais para a visibilidade da ciência, como indexação em bases de dados, assim como ações voltadas para melhorar as métricas e os indicadores de qualidade, treinamentos e capacitação dos editores, sendo os editores o público-alvo das ações dos portais. Notou-se que a presença digital dos portais de periódicos na web social ainda é baixa e que os documentos normativos praticamente não abordam ações voltadas para maximizar essa presença dos periódicos e dos pesquisadores. A literatura apresentou algumas possibilidades de ações e ferramentas para aumentar a comunicação da ciência de forma mais interativa e dinâmica, mas parece que a maioria dos portais de periódicos ainda não aderiu a outras tendências midiáticas, além de páginas em mídias sociais. No geral, os resultados indicam que a presença digital e a divulgação da informação científica dos portais de periódicos são limitadas aos próprios portais. Neste sentido, um dos desafios dos portais é agir estrategicamente para aumentar a visibilidade e a divulgação da ciência, apresentando-se como fonte de informações confiáveis e contribuindo com o combate ao discurso do negacionismo científico.Scientific digital marketing is a strategy that requires planning and decision making from digital journal libraries in order to maximize the visibility and dissemination of science to the scientific community and to society in general. Digital libraries are online platforms dedicated to the management of scientific journals of institutions. The main objective of this research was to investigate the strategies and practices of scientific digital marketing pointed out by the scientific literature and by the normative documents of the free and open-access digital journal libraries belonging to public universities in Latin America and the Caribbean. The methodology is characterized as basic research, with exploratory and descriptive objectives. The methodological procedures were carried out in six stages: bibliographical survey of the theoretical basis of the study; mapping of Latin American and Caribbean digital journal libraries; systematic review of the scientific literature in order to analyze trends in scientific communication; development of the data-collection instrument based on the bibliography used; and data collection and treatment. The systematic analysis of the literature showed evidence of strategic scientific marketing actions, such as: the video, audio, image and social web media resources; the tools, which are video summaries, audio podcasts and social media (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube); and the science comics. The normative documents (considering the thematic axes of a proposal for a scientific marketing plan, such as: visibility, digital presence, science dissemination, public, evaluation and control) showed evidence of strategic actions focused more on visibility of science, such as databases indexing, as well as actions aimed at improving the metrics and quality indicators and the training and qualification of the editors — these being the target audience of the libraries' actions. It was noted that the presence of digital journal libraries on the social web is still low and that normative documents practically do not address actions aimed at maximizing the presence of journals and researchers in this sphere. The literature presents some possibilities of actions and tools to increase the scientific communication in a more interactive and dynamic way, but it seems that most of the digital libraries have not yet adhered to other media trends, except for social media pages. In general, the results indicate that the dissemination of scientific information and the digital presence of these libraries are limited to their websites. In this sense, the challenge of the digital journal libraries is to act strategically in order to increase the visibility and dissemination of science, by presenting themselves as a source of reliable information and therefore contributing to the fight against scientific denialism.Araújo, Ronaldo Ferreira deAraújo, Ronaldo Ferreira deOliveira, Dalgiza AndradeCirino, Sérgio DiasCarvalho, Gracilene Maria de2021-06-23T17:33:17Z2021-06-23T17:33:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Gracilene Maria de. Marketing científico digital e a divulgação da ciência: o papel dos portais de periódicos da América Latina e do Caribe. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Organização do Conhecimento) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13292http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-06-25T18:26:29Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13292Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-06-25T18:26:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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