Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Siomara Aparecida da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, Eden Schmidt de, Velten, Marcella de Castro Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15732
http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210030
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar a influência da utilização dos exergames como parte integrante no conteúdo da Educação Física Escolar na coordenação motora dos estudantes. Três grupos experimentais (GE) participaram das 18 intervenções com exergames, jogos em quadra, ou aulas alternadas, respectivamente, enquanto o grupo controle (GC) seguiu com as aulas regulares de Educação Física. Testes de coordenação motora foram aplicados antes e após as intervenções. Os dados foram analisados através de medidas de tendências centrais, com comparações entre grupos (Kruskal-Wallis) e, para cada grupo, comparações entre momentos (Wilcoxon para amostras pareadas) e cálculo do tamanho do efeito. Não houve diferença significativa entre GC e GE, mas houve grande efeito para todos os grupos experimentais, principalmente no de exergames, em quase todas as habilidades. O uso dos exergames no contexto escolar pode promover uma ampliação do repertório motor da criança e o aperfeiçoamento de algumas habilidades de maneira lúdica, o que geralmente não ocorre em aulas de educação física sem organização do conteúdo.
id UFOP_b06189ae955df47af9065008883f1224
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/15732
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.Jogos virtuaisAtividade motoraConteúdo de ensinoEsportesNovas tecnologiasO objetivo do trabalho foi analisar a influência da utilização dos exergames como parte integrante no conteúdo da Educação Física Escolar na coordenação motora dos estudantes. Três grupos experimentais (GE) participaram das 18 intervenções com exergames, jogos em quadra, ou aulas alternadas, respectivamente, enquanto o grupo controle (GC) seguiu com as aulas regulares de Educação Física. Testes de coordenação motora foram aplicados antes e após as intervenções. Os dados foram analisados através de medidas de tendências centrais, com comparações entre grupos (Kruskal-Wallis) e, para cada grupo, comparações entre momentos (Wilcoxon para amostras pareadas) e cálculo do tamanho do efeito. Não houve diferença significativa entre GC e GE, mas houve grande efeito para todos os grupos experimentais, principalmente no de exergames, em quase todas as habilidades. O uso dos exergames no contexto escolar pode promover uma ampliação do repertório motor da criança e o aperfeiçoamento de algumas habilidades de maneira lúdica, o que geralmente não ocorre em aulas de educação física sem organização do conteúdo.2022-11-04T16:50:41Z2022-11-04T16:50:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. A. da; MATOS, E. S. de; VELTEN, M. de C. C. Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar. Psicopedagogia, v. 38, n. 117, p. 364-374, 2021. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000300006>. Acesso em: 11 out. 2022.0103-8486http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15732http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210030O periódico Revista Psicopedagogia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/572>. Acesso em: 23 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Siomara Aparecida daMatos, Eden Schmidt deVelten, Marcella de Castro Camposporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-11-04T16:50:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-11-04T16:50:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
title Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
spellingShingle Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
Silva, Siomara Aparecida da
Jogos virtuais
Atividade motora
Conteúdo de ensino
Esportes
Novas tecnologias
title_short Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
title_full Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
title_fullStr Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
title_full_unstemmed Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
title_sort Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar.
author Silva, Siomara Aparecida da
author_facet Silva, Siomara Aparecida da
Matos, Eden Schmidt de
Velten, Marcella de Castro Campos
author_role author
author2 Matos, Eden Schmidt de
Velten, Marcella de Castro Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Siomara Aparecida da
Matos, Eden Schmidt de
Velten, Marcella de Castro Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos virtuais
Atividade motora
Conteúdo de ensino
Esportes
Novas tecnologias
topic Jogos virtuais
Atividade motora
Conteúdo de ensino
Esportes
Novas tecnologias
description O objetivo do trabalho foi analisar a influência da utilização dos exergames como parte integrante no conteúdo da Educação Física Escolar na coordenação motora dos estudantes. Três grupos experimentais (GE) participaram das 18 intervenções com exergames, jogos em quadra, ou aulas alternadas, respectivamente, enquanto o grupo controle (GC) seguiu com as aulas regulares de Educação Física. Testes de coordenação motora foram aplicados antes e após as intervenções. Os dados foram analisados através de medidas de tendências centrais, com comparações entre grupos (Kruskal-Wallis) e, para cada grupo, comparações entre momentos (Wilcoxon para amostras pareadas) e cálculo do tamanho do efeito. Não houve diferença significativa entre GC e GE, mas houve grande efeito para todos os grupos experimentais, principalmente no de exergames, em quase todas as habilidades. O uso dos exergames no contexto escolar pode promover uma ampliação do repertório motor da criança e o aperfeiçoamento de algumas habilidades de maneira lúdica, o que geralmente não ocorre em aulas de educação física sem organização do conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-11-04T16:50:41Z
2022-11-04T16:50:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. A. da; MATOS, E. S. de; VELTEN, M. de C. C. Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar. Psicopedagogia, v. 38, n. 117, p. 364-374, 2021. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000300006>. Acesso em: 11 out. 2022.
0103-8486
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15732
http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210030
identifier_str_mv SILVA, S. A. da; MATOS, E. S. de; VELTEN, M. de C. C. Exergames como conteúdo estratégico na educação física escolar. Psicopedagogia, v. 38, n. 117, p. 364-374, 2021. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862021000300006>. Acesso em: 11 out. 2022.
0103-8486
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15732
http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002859836342272