Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Rita de Cássia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000htvv
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13887
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_b0c6b825bf5bdd5ce5b3425daa56d70e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13887
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.FotossínteseProfessores - formaçãoProfessores de ensino fundamentalPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Encontramos na literatura discussões que apontam o fato do professor e da professora dos anos iniciais apresentarem dificuldades com alguns conteúdos por possuírem uma formação polivalente e não uma Licenciatura específica. As referências ainda indicam que, muitas vezes, as aulas são guiadas exclusivamente pelo livro didático sem ou com poucas atividades práticas, impedindo a observação, a vivência e a reflexão que favorecem o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Trabalhos de pesquisa vêm demonstrando a dificuldade apresentada por professores e professoras dos anos iniciais ao elaborar aulas com a temática da Fotossíntese que, de fato, é bastante complexa. Por isso, consideramos relevante desenvolver e aplicar uma oficina sobre o fenômeno da fotossíntese nas plantas, realizando uma análise posterior sobre a participação e compreensão demonstrada sobre o tema. Esperamos que a oficina forneça subsídios e permita mudanças nas práticas pedagógicas, oferecendo boas práticas para compreensão, assimilação e acomodação do tema, reduzindo os equívocos conceituais ou excesso de superficialidade ao tratar deste assunto tão importante na área de Ciências da Natureza. As professoras que gentilmente participaram da pesquisa, tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e demonstraram pouca iniciativa para elaboração das práticas e desenvolvimento de discussões sobre o tema, confirmando os resultados encontrados na literatura da área e explicitando a necessidade de produção de material para formação continuada voltado para o tema.We found in the literature discussions that point out the fact that the theacher and the teacher of the early years have difficulties with some content because they have a multipurpose background and not a specific Degree. The references also indicate that, in most cases, the classes are guided exclusively by the textbook without or with few practical activities, preventing observation, experience and reflection that favors the understanding of the content worked in the classroom. Contents worked on in Science, such as photosynthesis, involve basic concepts and relationships with other themes. Research works have shown the difficulty presented by teachers in the early years to develop classes with this theme, which, in fact, is quite complex. For this reason, we consider it relevant to develop and apply a workshop on the phenomenon of photosynthesis in plans, carrying out a further analysis on the participation and understanding demonstrated on the subject. We hope that the workshop will provide subsidies and allow changes in pedagogical practices, offering good practices for understanding, assimilating and accommodating the theme, avoiding conceptual understanding or excess of superficiality when dealing with this very important subject in the area of Natural Sciences. The teachers, Who kindly participated in the research, had the opportunity to express their difficulties and showed little initiative to develop practices and develop discussions on the theme, confirming the results found in the literature of the area and explaining the need to produce material for training continued focused on the theme.Maia, Cristina de OliveiraSilva, Wagner Seixas daSilva, Fábio Augusto Rodrigues eMaia, Cristina de OliveiraMoura, Rita de Cássia2021-10-28T21:42:29Z2021-10-28T21:42:29Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMOURA, Rita de Cássia. Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13887ark:/61566/001300000htvvhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 01/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T07:18:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13887Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T07:18:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
title Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
spellingShingle Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
Moura, Rita de Cássia
Fotossíntese
Professores - formação
Professores de ensino fundamental
title_short Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
title_full Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
title_fullStr Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
title_full_unstemmed Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
title_sort Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.
author Moura, Rita de Cássia
author_facet Moura, Rita de Cássia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina de Oliveira
Silva, Wagner Seixas da
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Maia, Cristina de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Fotossíntese
Professores - formação
Professores de ensino fundamental
topic Fotossíntese
Professores - formação
Professores de ensino fundamental
description Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-28T21:42:29Z
2021-10-28T21:42:29Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Rita de Cássia. Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13887
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000htvv
identifier_str_mv MOURA, Rita de Cássia. Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
ark:/61566/001300000htvv
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705809606344704