For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773 |
Resumo: | Neste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios. |
id |
UFOP_b14ee8645ed36c95cbe00f67f1a399ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/1773 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!Para uma perspectiva crítica da etnomatemática: saia do salão de dança e vá para o balcão!Ivory towerEducatorsCriticismEthnomathematicsNeste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.In this article, the authors discuss an analogy in which ethnomathematicians need to makea change in their research paradigm; that is, to stop dancing for a moment and go up to thebalcony. In this perspective, researchers and educators have to leave the dance floor and get onthe balcony in order to reach other academic fields and dialogue with different cultures. Thus,they may be able to learn and understand new perspectives and theories for a more profoundwork in ethnomathematics. In this regard, they can acquire the capacity to analyze and positivelycriticize their own and others’ work on ethnomathematics.2012-11-13T11:43:03Z2012-11-13T11:43:03Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.21787727http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-03-13T15:33:57Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-13T15:33:57Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! Para uma perspectiva crítica da etnomatemática: saia do salão de dança e vá para o balcão! |
title |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
spellingShingle |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! Rosa, Milton Ivory tower Educators Criticism Ethnomathematics |
title_short |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
title_full |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
title_fullStr |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
title_full_unstemmed |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
title_sort |
For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony! |
author |
Rosa, Milton |
author_facet |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
author_role |
author |
author2 |
Orey, Daniel Clark |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ivory tower Educators Criticism Ethnomathematics |
topic |
Ivory tower Educators Criticism Ethnomathematics |
description |
Neste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2012-11-13T11:43:03Z 2012-11-13T11:43:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012. 21787727 http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773 |
identifier_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012. 21787727 |
url |
http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002855385137152 |