For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773
Resumo: Neste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.
id UFOP_b14ee8645ed36c95cbe00f67f1a399ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/1773
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!Para uma perspectiva crítica da etnomatemática: saia do salão de dança e vá para o balcão!Ivory towerEducatorsCriticismEthnomathematicsNeste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.In this article, the authors discuss an analogy in which ethnomathematicians need to makea change in their research paradigm; that is, to stop dancing for a moment and go up to thebalcony. In this perspective, researchers and educators have to leave the dance floor and get onthe balcony in order to reach other academic fields and dialogue with different cultures. Thus,they may be able to learn and understand new perspectives and theories for a more profoundwork in ethnomathematics. In this regard, they can acquire the capacity to analyze and positivelycriticize their own and others’ work on ethnomathematics.2012-11-13T11:43:03Z2012-11-13T11:43:03Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.21787727http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-03-13T15:33:57Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/1773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-13T15:33:57Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
Para uma perspectiva crítica da etnomatemática: saia do salão de dança e vá para o balcão!
title For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
spellingShingle For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
Rosa, Milton
Ivory tower
Educators
Criticism
Ethnomathematics
title_short For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
title_full For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
title_fullStr For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
title_full_unstemmed For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
title_sort For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Ivory tower
Educators
Criticism
Ethnomathematics
topic Ivory tower
Educators
Criticism
Ethnomathematics
description Neste artigo, os autores discutem uma analogia na qual o programa etnomatemáticanecessita mudar o paradigma de pesquisa, isto é, parar de dançar e ir para o balcão. Nestaperspectiva, os pesquisadores e educadores têm que sair do salão de dança e ir para o balcãopara que eles possam atingir outros campos acadêmicos e dialogar com culturas diferentes.Então, talvez eles possam aprender e entender novas perspectivas e teorias para um trabalhomais aprofundado em etnomatemática. Desta forma, eles podem adquirir a capacidade deanalisar e criticar positivamente o trabalho em etnomatemática realizado por outros e por eles próprios.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2012-11-13T11:43:03Z
2012-11-13T11:43:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.
21787727
http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773
identifier_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. For a critical ethnomathematics perspective: get off the dance floor and get on the balcony!. Acta Scientiae, v. 12, n. 2, p. 9-21, 2010. Disponível em: <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/58443_6762.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.
21787727
url http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1773
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002855385137152