Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Marco Antônio Melo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Marcilene Magalhães da, Torisu, Edmilson Minoru
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388
http://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646
Resumo: Nas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo.
id UFOP_b2aec0d256a2a5d8193ef8a9b74a8189
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11388
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.Inclusion and pedagogical innovation : policies and practices for formation in higher education.Educação superiorEnseñanza superiorInclusiónInnovación pedagógicaHigher educationNas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo.In the educational proposals that favour equity and equal opportunities among the different individuals, it is intended that the concept of inclusion contribute to overcome attitudes of indifference and intolerance by establishing a willingness to construct cultures that respect and value human differences. This study aims to analyse how the institutional policy of support to students with disabilities of the Federal University of Ouro Preto and also one of the extension projects in the field of inclusion, developed in the Department of Education, contribute to the strengthening of an innovative and inclusive posture. These institutional and academic actions indicate the need of reflection on the social function of universities and the constitution of a more inclusive formative space.2019-06-03T15:56:47Z2019-06-03T15:56:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M. Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. especial 2, p 1320-1333, set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11646>. Acesso em: 19 mar. 2019.2446-8606http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388http://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646A Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1148>. Acesso em: 25 mar 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Marco Antônio MeloSilva, Marcilene Magalhães daTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-03T15:56:47Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11388Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-03T15:56:47Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
Inclusion and pedagogical innovation : policies and practices for formation in higher education.
title Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
spellingShingle Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
Franco, Marco Antônio Melo
Educação superior
Enseñanza superior
Inclusión
Innovación pedagógica
Higher education
title_short Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
title_full Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
title_fullStr Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
title_full_unstemmed Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
title_sort Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior.
author Franco, Marco Antônio Melo
author_facet Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Marcilene Magalhães da
Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
author2 Silva, Marcilene Magalhães da
Torisu, Edmilson Minoru
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Silva, Marcilene Magalhães da
Torisu, Edmilson Minoru
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Enseñanza superior
Inclusión
Innovación pedagógica
Higher education
topic Educação superior
Enseñanza superior
Inclusión
Innovación pedagógica
Higher education
description Nas propostas educacionais que privilegiam equidade e igualdade de oportunidades entre os diferentes sujeitos, pretende-se que a concepção de inclusão contribua para superar atitudes de indiferença e intolerância, estabelecendo uma disposição para a construção de culturas que respeitem e valorizem as diferenças humanas. Este estudo busca analisar como a política institucional de apoio aos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Ouro Preto e um dos projetos extensionistas no campo da inclusão, desenvolvidos no Departamento de Educação, colaboram para o fortalecimento de uma postura inovadora e inclusiva. Essas ações institucionais e acadêmicas apontam para a necessidade de refletir sobre a função social das universidades e a constituição de um espaço formativo mais inclusivo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-03T15:56:47Z
2019-06-03T15:56:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M. Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. especial 2, p 1320-1333, set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11646>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2446-8606
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388
http://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646
identifier_str_mv FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; TORISU, E. M. Inclusão e inovação pedagógica : políticas e práticas de formação no ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13. n. especial 2, p 1320-1333, set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11646>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2446-8606
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11388
http://doi.org/10.21723/riaee.v13.nesp2.set2018.11646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002796786515968