Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000cd3z |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550 https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns. |
id |
UFOP_b2d0eaf975c340c34966ac89bf52b5be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11550 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.Be pedagogue : the professional choice of pedagogy’s courses.Curso de pedagogiaSatisfação profissionalCourse of pedagogyProfessional satisfactionEste artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.This article presents a review of the research "Where are the alumni of the course of Pedagogy/UFOP? Knowing the trajectory and the professional place of these graduates" that investigated the professional function of the graduates of the Pedagogy course, formed after the implementation of Resolution CNE/CP nº 1/2006. The research of qualitative approach made use of documentary analysis, bibliographical and field research. In the data collection, an online questionnaire was used for the 145 graduates who graduated between 2012 and 2015. We identified that 75.7% of the graduates are working; 72.9% work in the educational area; 51.4% in a public institution. The factor that most influenced the choice for Pedagogy was the identification with the area and the educational environment. Of the graduates, 70% are satisfied with the profession and 85.7% declared themselves satisfied with their choice, however, the poor conditions and the precariousness of the teaching work are the factors that justify the dissatisfaction highlighted by some.2019-06-17T14:48:00Z2019-06-17T14:48:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019.2178-8359http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982ark:/61566/001300000cd3zOs trbalhos publicados na Revista Educação em Perspectiva estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index>. Acesso em: 25 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessLucindo, Nilzilene ImaculadaNunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T23:40:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11550Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T23:40:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Be pedagogue : the professional choice of pedagogy’s courses. |
title |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
spellingShingle |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Lucindo, Nilzilene Imaculada Curso de pedagogia Satisfação profissional Course of pedagogy Professional satisfaction |
title_short |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
title_full |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
title_fullStr |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
title_full_unstemmed |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
title_sort |
Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. |
author |
Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author_facet |
Lucindo, Nilzilene Imaculada Nunes, Célia Maria Fernandes Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucindo, Nilzilene Imaculada Nunes, Célia Maria Fernandes Araújo, Regina Magna Bonifácio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de pedagogia Satisfação profissional Course of pedagogy Professional satisfaction |
topic |
Curso de pedagogia Satisfação profissional Course of pedagogy Professional satisfaction |
description |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T14:48:00Z 2019-06-17T14:48:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2178-8359 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550 https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000cd3z |
identifier_str_mv |
LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2178-8359 ark:/61566/001300000cd3z |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550 https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705789666623488 |