Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucindo, Nilzilene Imaculada
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000cd3z
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982
Resumo: Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.
id UFOP_b2d0eaf975c340c34966ac89bf52b5be
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11550
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.Be pedagogue : the professional choice of pedagogy’s courses.Curso de pedagogiaSatisfação profissionalCourse of pedagogyProfessional satisfactionEste artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.This article presents a review of the research "Where are the alumni of the course of Pedagogy/UFOP? Knowing the trajectory and the professional place of these graduates" that investigated the professional function of the graduates of the Pedagogy course, formed after the implementation of Resolution CNE/CP nº 1/2006. The research of qualitative approach made use of documentary analysis, bibliographical and field research. In the data collection, an online questionnaire was used for the 145 graduates who graduated between 2012 and 2015. We identified that 75.7% of the graduates are working; 72.9% work in the educational area; 51.4% in a public institution. The factor that most influenced the choice for Pedagogy was the identification with the area and the educational environment. Of the graduates, 70% are satisfied with the profession and 85.7% declared themselves satisfied with their choice, however, the poor conditions and the precariousness of the teaching work are the factors that justify the dissatisfaction highlighted by some.2019-06-17T14:48:00Z2019-06-17T14:48:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019.2178-8359http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982ark:/61566/001300000cd3zOs trbalhos publicados na Revista Educação em Perspectiva estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/index>. Acesso em: 25 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessLucindo, Nilzilene ImaculadaNunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T23:40:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11550Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T23:40:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
Be pedagogue : the professional choice of pedagogy’s courses.
title Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
spellingShingle Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
Lucindo, Nilzilene Imaculada
Curso de pedagogia
Satisfação profissional
Course of pedagogy
Professional satisfaction
title_short Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
title_full Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
title_fullStr Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
title_full_unstemmed Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
title_sort Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
author Lucindo, Nilzilene Imaculada
author_facet Lucindo, Nilzilene Imaculada
Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucindo, Nilzilene Imaculada
Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de pedagogia
Satisfação profissional
Course of pedagogy
Professional satisfaction
topic Curso de pedagogia
Satisfação profissional
Course of pedagogy
Professional satisfaction
description Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T14:48:00Z
2019-06-17T14:48:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2178-8359
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000cd3z
identifier_str_mv LUCINDO, N. I.; NUNES, C. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 9, n. 2, p. 396-413, maio/ago. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/7053/2864>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2178-8359
ark:/61566/001300000cd3z
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11550
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705789666623488